Manifestantes tomam Ministério de Energia em Kiev

Kiev, 24 jan (EFE).- Um grupo de manifestantes tomou neste sábado a sede do Ministério de Energia de Kiev, enquanto outros opositores invadiram um prédio oficial na cidade de Vinnitsa, no centro da Ucrânia, informaram meios de comunicação locais.

A invasão no Ministério de Energia foi realizada por militantes do movimento cívico "Spilna Sprava" ("Causa Comum"), cujo líder, Alexander Daniliuk, disse que os guardas que protegiam o edifício não ofereceram resistência aos manifestantes.

Ontem também foi tomado em Kiev por manifestantes o edifício do Ministério de Política Agrária, que uniu-se ao da prefeitura e ao da Casa dos Sindicatos, sob o controle dos opositores desde novembro do ano passado, quando começaram os protestos contra o governo do presidente, Viktor Yanukovich.

Em Vinnitsa, manifestantes opositores atacaram e tomaram a sede da junta provincial de governo, sem que a polícia conseguisse deter a multidão.

Segundo informou em sua conta no Twitter o deputado opositor Andriy Shevchenko, do partido "Batkivschina" ("Pátria"), da ex-primeira ministra presa Yulia Tymoshenko, 600 pessoas invadiram o edifício, onde "se escutaram explosões".

Nos últimos dias estão ficando cada vez mais comuns os ataques a edifícios oficiais em outras cidades da Ucrânia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos