Ucrânia libertará quase todos os detidos durante os protestos

Kiev, 29 jan (EFE).- O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta quarta-feira, após uma longa sessão extraordinária, uma anistia que deixará em liberdade quase todos os detidos durante os grandes protestos e distúrbios dos últimos dois meses.

Após dois dias de negociação e reuniões, governistas e oposição aprovaram por 232 votos um projeto de lei pactuado para deixar em liberdade todos os detidos, com a exceção daqueles que tenham cometido delitos graves.

O governista Partido das Regiões e o presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, conseguiram que a oposição europeísta se comprometesse a abandonar as sedes administrativas tomadas por seus ativistas durante os protestos, entre as quais estão a prefeitura de Kiev e a delegação do governo central em Lviv, reduto dos nacionalistas ucranianos.

A oposição também pode se orgulhar de não ter cedido, já que seguirão ocupando a Casa dos Sindicatos e o Palácio de Outubro, ao mesmo tempo em que não terão que desmontar a cidadela de barracas de campanha instalada desde o final de novembro no coração de Kiev, como pretendia Yanukovich e seu partido.

A anistia entrará em vigor quando os opositores desalojarem todos os edifícios administrativos, informaram as agências ucranianas.

O líder do ultranacionalista Svoboda, Oleg Tiagnibok, declarou na saída da sessão parlamentar que será a chamada Rada Popular- como se proclamou o grupo de manifestantes pacíficos que se reúnem todos os dias na Praça da Independência de Kiev - que decidirá os próximos passos da oposição.

Perante as crescentes manifestações europeístas no centro de Kiev, ocupado pela oposição, a maioria parlamentar governista aprovou no último dia 16 uma série de leis para restringir o direito de reunião e outras liberdades civis, o que atiçou ainda mais os protestos grandes.

Três dias depois, a capital se transformou em palco de violentos confrontos entre manifestantes e policiais que terminaram com vários mortos -seis, segundo a oposição; três, de acordo com a versão oficial- e centenas de feridos.

No dia 23 de janeiro, perante a gravidade da situação, as autoridades e os líderes opositores estabeleceram uma trégua e iniciaram um processo de negociações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos