Putin diz a Obama que referendo é legal e lembra precedente do Kosovo

Em Moscou

O presidente russo, Vladimir Putin, insistiu neste domingo (16) em conversa por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que o referendo no qual a Crimeia decidiu incorporar-se à Rússia é totalmente legítimo.

Em uma conversa por telefone, Putin lembrou a Obama o precedente do Kosovo, que se tornou independente da Sérvia, segundo informou o Kremlin em comunicado.

Os EUA e a União Europeia disseram que não vão reconhecer o referendo, realizado neste domingo. Resultados preliminares apontam que 95,5% aprovaram a incorporação da região autônoma ucraniana à Rússia.

A nota do Kremlin diz que Putin chamou atenção para o fato de que as novas autoridades da Ucrânia, em poder desde a destituição do presidente Viktor Yanukovich, não estavam dispostos a controlar movimentos ultranacionalistas e radicais que aterrorizavam a população de um modo geral, incluindo a parcela russa.

"Nesse contexto, deve haver a possibilidade para o envio de uma missão de monitoramento da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] à Ucrânia. Na visão do presidente russo, a missão deve ser estendida para todas as regiões ucranianas", disse a nota. 

"Com referência ao referendo na Crimeia, Putin salientou que é totalmente consistente com as normas do direito internacional e a Carta das Nações Unidas, em particular, com o famoso precedente de Kosovo", acrescentou.

"Os chefes de Estado notaram que, apesar de terem perspectivas distintas, é necessário encontrar em conjunto uma saída para estabilizar a situação na Ucrânia", finalizou. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos