Chavistas comemoraram 12 anos do fracassado golpe de Estado contra Chávez

Caracas, 12 abr (EFE).- O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) convocou neste sábado uma concentração perante o Palácio Presidencial para comemorar a contra-ofensiva cívica militar que há 12 anos reverteu um golpe de Estado contra o então presidente Hugo Chávez.

O dirigente do PSUV e deputado Darío Vivas informou que o ato será chamado de "Abril da vitória" e "reunirá milhares e milhares" de membros de organizações políticas e sociais afins de Chávez e de seu sucessor, o presidente Nicolás Maduro.

"Vamos fazer uma mobilização; cada um se mobiliza desde seu espaço, os trabalhadores, os porta-vozes populares, os conselhos comunais; todos ao Palácio Presidencial de Miraflores", disse Vivas em um ato governista na Praça Bolívar, no centro de Caracas, transmitido pela emissora estatal "Venezolana de Televisión".

"O povo lembrará o golpe de 11 de abril de 2002 e por sua vez como a força popular conseguiu em 13 de abril desse ano reverter a ação dos golpistas, resgatar a democracia e devolver a Miraflores o presidente legítimo", ressaltou.

Os 12 anos da tentativa contra o governante falecido há 13 meses serão lembrados em um momento no qual seu sucessor, Nicolás Maduro, enfrenta uma onda de protestos opositores populares contra sua gestão no que constitui, segundo denuncia, um nova tentativa para acabar com a Revolução Bolivariana iniciada por Chávez.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos