Topo

Hamas classifica pausa humanitária de Israel de "inútil"

Em Gaza

30/07/2014 13h11Atualizada em 30/07/2014 14h03

O Hamas qualificou nesta quarta-feira (30) a trégua humanitária de quatro horas iniciada por Israel de "inútil" porque não abrange todo o território de Gaza.

"A proposta israelense de uma trégua de quatro horas é inútil porque não inclui 'pontos quentes' da fronteira com Gaza. É uma manobra para os meios de comunicação", opinou o porta-voz do Hamas no enclave, Sami Abu Zuhri, em comunicado de imprensa.

Anteriormente, em uma breve nota divulgada pelo Exército israelense, foi informado sobre a "autorização de uma janela temporária na faixa de Gaza" entre as 15h e as 19h (9h-13h, em Brasília).

No entanto, de acordo com o documento, a cessação do fogo israelense de caráter humanitário não se aplicaria "nas áreas onde os soldados do Exército estão operando atualmente".

Durante a trégua, um ataque contra um mercado localizado em uma área não coberta pelo cessar-fogo deixou ao menos 17 mortos e 200 feridos.

Enquanto isso, o braço armado do Hamas, as "Brigadas de Ezedin al-Qassam", reivindicaram a autoria de vários ataques contra tropas israelenses apostadas na linha fronteiriça com Israel ao norte, leste e sul de Gaza.

Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, 76 pessoas morreram na faixa durante a jornada, elevando o número de vítimas desde o início da campanha israelense a 1.306 e a mais de sete mil os feridos.

Além disso, milícias palestinas dispararam pelo menos 40 foguetes e bombas contra solo israelense nesta quarta-feira, grande parte dos quais dirigidos contra localidades próximas à Gaza e às cidades de Ashkelon e Ashdod, que não provocaram vítimas, informou o "Canal 10" da televisão israelense.