Topo

Pesquisa indica vitória de Essebsi na Tunísia, mas necessidade de 2º turno

23/11/2014 17h36

Túnis, 23 nov (EFE).- O candidato do partido Nidá Tunis, Beji Caid Essebsi, foi o vencedor do primeiro turno das eleições presidenciais na Tunísia com 47,8% dos votos, segundo uma pesquisa de boca de urna divulgada neste domingo após o fechamento dos colégios eleitorais.

Segundo afirmou um responsável da agência privada de pesquisas "3 C" na televisão nacional tunisiana, Essebsi, de 88 anos e que era o candidato favorito, obteria 47,8% dos votos, contra 26,9% do presidente em fim de mandato, Moncef Marzouki.

Por sua parte, o líder de esquerda da Frente Popular, Hama Hamami, teria alcançado 10,20%, e Eslim Riahi, líder da União Patriótica Livre (UPL), 5,4%.

Segundo estas estimativas, como Essebsi não conseguiu a maioria absoluta (50% mais um voto) será necessária a realização de um segundo turno entre Essebsi e Marzouki.

O resultado oficial e definitivo das eleições presidenciais na Tunísia deve ser divulgado ainda esta noite, embora a Junta Eleitoral tenha um prazo de três dias para anunciá-lo.