Topo

Donald Trump encurta distância de Hillary Clinton, mostram pesquisas

John Locher/AP
Imagem: John Locher/AP

Em Nova York

19/08/2015 14h43

A pré-candidata democrata Hillary Clinton está seis pontos à frente de Donald Trump nas pesquisas de intenção de voto, mas desde que o pré -candidato republicano à Casa Branca lançou sua campanha em junho encurtou essa distância em 18 pontos, mostrou uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19).

Encomendada pela emissora "CNN" e pelo jornal "USA Today", a pesquisa mostrou que 51% dos americanos votariam hoje na ex-secretária de Estado em uma disputa entre ela e Trumpo em 2016.

Quando Trump anunciou em junhou sua intenção de buscar a candidatura republicana, ele estava 24 pontos atrás de Hillary, e poucos pensavam que tinha chances reais de competir com ela. Mas em meados de julho a distância caiu para 16 pontos e agora só seis os separam.

Cercado de polêmica por seus comentários discriminatórios sobre imigrantes e mulheres, o magnata imobiliário continua a subir nas pesquisas, e ganhou confiança em sua luta pela candidatura republicana.

Do lado democrata, Hillary Clinton segue à frente da disputa com 47% das preferências, à frente do senador independente Bernie Sanders, com 29%, e do vice-presidente, Joe Biden, com 14%.

No entanto, nas últimas semanas Hillary perdeu nove pontos percentuais, e o principal beneficiado foi Sanders, que subiu dez, queda influenciada pela polêmica sobre o uso de seu e-mail pessoal.

Na pesquisa divulgada hoje, 56% dos entrevistados responderam que Hillary fez "algo ruim" ao utilizar exclusivamente seu correio privado para suas comunicações como chefe da diplomacia americana, entre 2009 e 2013, com um servidor próprio instalado em sua casa em Nova York.

Além disso, o índice de rejeição de Hillary é de 53%, o porcentual mais alto desde março de 2001, segundo a mesma pesquisa, que foi realizada por telefone entre 13 e 16 de agosto com 1.001 cidadãos americanos adultos (897 deles eleitores registrados). A margem de erro é de 3%.

Outra pesquisa, publicada na terça-feira pela "CNN", indica que Trump está 11 pontos à frente do ex-governador da Flórida Jeb Bush, o segundo mais bem colocado dos aspirantes republicanos.