Topo

Pré-candidato democrata afirma que EUA deveriam acolher refugiados sírios

05/09/2015 02h27

Washington, 4 set (EFE).- O pré-candidato democrata para as eleições presidenciais de 2016, Martin O'Malley, afirmou nesta sexta-feira que os Estados Unidos deveriam acolher 65.000 refugiados sírios.

"Apoio o pedido das organizações humanitárias e de refugiados para que os Estados Unidos aceitem pelo menos 65.000 refugiados sírios no próximo ano. Se a Alemanha - um país com um quarto de nossa população - pode aceitar 800.000, está claro que nós - um país de imigrantes e refugiados - podemos fazer mais", opinou.

Em comunicado, o ex-governador do estado de Maryland se queixou que as políticas dos EUA em matéria de refugiados "não estão em linha" com um povo "generoso e compassivo" e pediu que se aumente a proposta de aceitar entre 5.000 e 8.000 refugiados no próximo ano.

"Com mais de quatro milhões de refugiados sírios fugindo da guerra e da fome, estes constituem a segunda maior população de refugiados no mundo. A Europa está se dando conta disso, e nós não somos imunes às injustiças e às tragédias que acontecem fora de nossa fronteiras", acrescentou.

Os governos de Alemanha e Áustria concordaram nesta sexta-feira a permitir a entrada ou a passagem das centenas de refugiados, em sua maioria provenientes de países em conflito, procedentes da Hungria, embora apenas como uma medida excepcional.

O anúncio foi feito pelo chanceler federal austríaco, Werner Faymann, após conversar com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

A decisão, coordenada com a chanceler alemã, Angela Merkel, foi tomada "pela situação de necessidade na fronteira húngara", segundo o chefe de governo austríaco.