Topo

Kerry vê reuniões na ONU como "oportunidade" para progressos na Síria e Iêmen

26/09/2015 16h04

Nova York, 26 set (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse neste sábado que esta semana de reuniões na ONU, no marco da Assembleia Geral anual do organismo, é "uma grande oportunidade" para conseguir progressos para a paz na Síria e no Iêmen.

"Vejo esta semana como uma grande oportunidade para que vários países exerçam um papel importante para tentar resolver assuntos muito difíceis no Oriente Médio", disse Kerry aos jornalistas antes de reunir-se na sede das Nações Unidas com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammed Javad Zarif.

"Precisamos alcançar a paz e um caminho para frente na Síria e no Iêmen", sustentou Kerry.

Por sua parte, Zarif explicou aos jornalistas que sua prioridade na reunião com Kerry seria falar da implementação do acordo sobre o programa nuclear iraniano alcançado em julho entre o regime iraniano e seis grandes potências, entre elas os EUA.

Após o encontro, o primeiro entre ambos desde a assinatura do acordo nuclear, o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, detalhou em comunicado que Kerry e Zarif falaram da importância de continuar "fazendo progressos" para a implementação do pacto.

Kerry também detalhou ao ministro iraniano os passos que os EUA estão dando em relação à preparação dessa implementação.

Além disso, o secretário de Estado insistiu perante Zarif na "urgência" que os cidadãos americanos "detidos ou desaparecidos" no Irã "voltem para casa para se reunir com suas famílias", de acordo com Kirby.

O presidente dos EUA, Barack Obama, não deve reunir-se com seu colega iraniano, Hassan Rohani, apesar de ambos estarem na Assembleia Geral da ONU nos próximos dias, segundo a Casa Branca.

Em 2013, a presença de Obama e Rohani na Assembleia Geral gerou múltiplos rumores sobre uma possível reunião e finalmente o que houve foi uma conversa telefônica logo depois da reunião multilateral.