Topo

Raúl Castro se reuniu com governador de N.York e com legisladores dos EUA

26/09/2015 11h38

Havana, 26 set (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, se reuniu na sexta-feira com o governador de Nova York, Andrew Cuomo, e um grupo de legisladores norte-americanos, durante sua visita a essa cidade, onde discursará neste sábado pela primeira vez perante a Assembleia Geral da ONU, informarem meios de comunicação oficiais da ilha.

Uma nota publicada na capa do jornal "Granma", o principal do país, mostra que a reunião de Castro e Cuomo, que esteve na ilha em abril, foi uma "oportunidade para intercambiar sobre o conquistado desde essa visita, a fim de continuar desenvolvendo os vínculos entre Nova York e Cuba".

O encontro aconteceu na sede da missão cubana perante a ONU, onde Castro recebeu, além disso, um grupo bipartidário de legisladores norte-americanos "que mantiveram posições favoráveis à mudança da política americana para Cuba" e que "trabalham arduamente para acercar ambos países".

No grupo estiveram os senadores Patrick Leahy e Heidi Heilkamp, e os representantes Barbara Lee, James McGovern, Thomas Emmer, Karen Bass, Gregory Meeks, Nydia Velázquez, Charles Rangel e José Serrano.

O líder cubano "agradeceu especialmente" aos esforços destes políticos norte-americanos e dialogou com eles sobre os "passos" tomados desde 17 de dezembro, dia em que foi anunciado o começo do degelo entre Estados Unidos e Cuba, e as "questões ainda pendentes" na normalização das relações bilaterais.

A ilha e Estados Unidos iniciaram em dezembro de 2014 um processo de aproximação que resultou no restabelecimento dos vínculos diplomáticos em 20 de julho e a abertura de embaixadas em Havana e Washington, após mais de meio século de inimizade.

Durante sua estadia em Nova York, Castro também sustentou ontem um encontro "cordial" com o presidente de Moçambique, Felipe Nyussi, e no final do dia, recebeu o líder venezuelano Nicolás Maduro, reunião que demonstrou "a solidariedade de Cuba com a pátria bolivariana", indica a nota de Granma.

Raúl Castro chegou a Nova York na quinta-feira para discursar perante a Assembleia das Nações Unidas, onde coincidirá com seu colega dos Estados Unidos, Barack Obama, com o qual "supõe haverá interações", antecipou a Chancelaria cubana.

Será a primeira vez que Castro participa da Assembleia Geral da ONU em Nova York e fará logo dois discursos, o primeira hoje na Cúpula sobre a Agenda de Desenvolvimento de 2015 e, o segunda, dois dias depois, no debate anual da Assembleia Geral.