Topo

Hillary vence primárias democratas da Geórgia, segundo imprensa americana

01/03/2016 21h42

Washington, 1 mar (EFE).- A ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, venceu nesta terça-feira as eleições primárias democratas no estado da Geórgia (Estados Unidos) por uma grande maioria contra seu rival, o senador Bernie Sanders, segundo as projeções dos principais meios de comunicação americanos.

Hillary deve conseguir a maior parte dos 102 delegados em jogo que há nesse estado e se aproximar ainda mais da indicação presidencial do Partido Democrata que será validada no próximo mês de julho.

A Geórgia distribui o segundo maior número de delegados democratas em disputa, depois do Texas, onde são definidos 222, e Hillary contava com ampla vantagem nas pesquisas devido ao respaldo da abundante população afro-americana.

No fechamento das urnas nos três primeiros estados, Hillary começa a jornada na dianteira após impor-se, além da Geórgia, também na Virgínia, enquanto em Vermont a vitória ficou com seu rival, o senador Bernie Sanders.

Às 19h (horário local, 21h de Brasília) as urnas foram fechadas nesses três territórios, aos quais se seguirão uma hora mais tarde os estados de Alabama, Massachusetts, Oklahoma, Minnesota, Tennessee e alguns colégios do Texas.

Além disso, também participam das primárias de hoje Arkansas, Alasca, Colorado e a Samoa Americana.