Topo

Ilhas Malvinas "continuam sendo inexoravelmente" argentinas, diz Macri

02/04/2016 15h19Atualizada em 02/04/2016 15h59

Buenos Aires, 2 abr (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, disse neste sábado que as Ilhas Malvinas "continuam sendo inexoravelmente" argentinas, em mensagem publicada no Facebook após a homenagem feita hoje em Buenos Aires aos ex-combatentes que participaram do conflito.

Na data em que se completa mais um ano do início do conflito bélico entre a Argentina e o Reino Unido, Macri afirmou na mensagem que "recordar é reviver a guerra que há 34 anos significou a morte de 649 argentinos, muitos deles meninos de apenas 18 anos".

"Essas ilhas no Atlântico que nos trazem todas essas lembranças continuam sendo inexoravelmente nossas: nos esperam com uma paciência continental. Nós voltaremos. Faremos conforme o caminho que hoje conduz às nações do mundo, voltaremos usando a força do diálogo, a força da verdade e toda a força da Justiça", acrescentou o líder argentino, que retornou hoje de Washington, onde participou da Cúpula de Segurança Nuclear.

Após voltar à Argentina nesta manhã, Macri colocou flores no Cenotafio na praça San Martín, no Dia do Veterano e dos Mortos na Guerra das Malvinas, segundo informou em comunicado a presidência. Também estiveram presentes na homenagem o secretário-geral da presidência, Fernando de Andreis, o secretário de Direitos Humanos e Pluralismo Cultural, Claudio Avruj, e um grupo de ex-combatentes na guerra.