Topo

Kiev diz que protegerá como de costume embaixadas russas no pleito de domingo

17/09/2016 06h06

Kiev, 17 set (EFE).- A Ucrânia protegerá de forma habitual as embaixadas russas durante o dia de domingo, quando serão realizadas eleições legislativas da Rússia, mas diz que não colocará nenhum dispositivo especial para garantir a segurança nos colégios eleitorais russos em território ucraniano.

"Não vamos proteger o processo eleitoral da Rússia. Mas em Kiev, há ordem independentemente do dia da semana que seja. Por isso nossas forças de segurança cumprirão com seu dever de forma habitual", disse neste sábado aos jornalistas, o primeiro-ministro ucraniano, Volodymyr Groysman.

Ao mesmo tempo, ele minimizou o ataque sofrido nesta madrugada pela embaixada da Rússia em Kiev, quando 20 radicais lançaram fogos de artifícios e uma bomba de fumaça contra o edifício.

"É inaceitável, porque a capital da Ucrânia deve dar outro exemplo de cultura. Mas eu acho que foi um incidente menor, que não merece ser comentado", afirmou Groysman.

A presidente do Comitê Eleitoral Central russo, Ella Panfilova, deixou claro hoje que a Rússia abrirá seus colégios eleitorais na Ucrânia, apesar da ameaça do presidente ucraniano, Petro Poroshenko, de não permitir as votações nas sedes diplomáticas russas, a menos que a Rússia desista de realizar as eleições na Crimeia.

"Fizemos tudo o que precisávamos. Todas as cédulas estão em seu lugar e os colégios estão prontos. A segurança a deve garantir o Estado em cujo território se encontram nossos colégios eleitorais", disse Ella Panfilova aos jornalistas.

Já o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou ontem que tanto na embaixada em Kiev, como nos consulados de Odessa, Lviv e Carcóvia, terão locais de votação para os russos que residem na Ucrânia.