Topo

Rússia fecha escritório da Anistia Internacional em Moscou

scritório da Anistia Internacional é fechado pelas autoridades da prefeitura de Moscou, na Rússia - Ivan Sekretarev/AP
scritório da Anistia Internacional é fechado pelas autoridades da prefeitura de Moscou, na Rússia Imagem: Ivan Sekretarev/AP

Em Moscou

02/11/2016 10h46

As autoridades da Rússia fecharam nesta quarta-feira (2) o escritório da Anistia Internacional (AI) em Moscou, sem que os representantes desta organização de direitos humanos saibam o motivo.

"O escritório da Anistia Internacional em Moscou foi lacrado", escreveu Sergei Nikitin, diretor da AI, no Twitter.

Nikitin, que publicou uma foto com o selo da prefeitura na porta do escritório, explicou aos veículos de imprensa locais que a organização aluga o local diretamente com o Estado russo e que sempre realizou todos os pagamentos sem atraso.

Os colaboradores da AI se depararam na manhã de hoje com a porta sem fechadura e perceberam que alguém tinha instalado um alarme para evitar a entrada no local. Além disso, eles relataram que o número de telefone que consta no lacre não responde as suas chamadas.

"Proibido abrir o local sem a presença de um representante do departamento", diz o lacre municipal.

A Anistia Internacional, uma organização que está presente somente nos países que a convidam formalmente, funciona nesse mesmo escritório há 20 anos.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse desconhecer os motivos pelos quais o escritório da AI tinha sido lacrado pela prefeitura de Moscou.

Nikitin não poupou críticas à polêmica lei promulgada pelo presidente russo, Vladimir Putin, que considera todas as ONGs que recebem financiamento do exterior como "agentes estrangeiros".

Algumas dessas organizações tiveram que renunciar a bolsas de estudos e romper contratos com clientes de outros países, o que limitou em grande medida suas atividades.