Topo

Irã condena sanções dos EUA à Venezuela e oferece ajuda

Foto: AFP
Imagem: Foto: AFP

Teerã

05/08/2017 15h37

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, condenou neste sábado as sanções dos Estados Unidos contra a Venezuela e afirmou que o governo da república islâmica está preparado para ajudar o país sul-americano "contra as pressões".

Zarif fez estas declarações em uma reunião em Teerã com o vice-presidente e ministro de Planejamento venezuelano, Ricardo Menéndez, que compareceu hoje à cerimônia de posse do presidente iraniano, Hassan Rohani.

O chefe da diplomacia iraniana explicou que seu país enfrentou as sanções dos EUA confiando nas suas capacidades e graças à "resistência" de seu povo, segundo um comunicado do ministério das Relações Exteriores.

Além disso, Zarif ressaltou que o Irã sempre apoiou as reivindicações do povo e do governo venezuelanos e que, como membro do Movimento de Países Não Alinhados, está disposto a "ajudar a Venezuela a resistir às sanções americanas".

Por sua vez, Menéndez agradeceu o apoio do Irã a seu país contra as ameaças dos EUA e manifestou interesse em aprender com a experiência do Irã para resistir às sanções.

O vice-presidente venezuelano disse que as pressões e ameaças devem ser usadas como uma oportunidade para estimular as relações bilaterais entre Teerã e Caracas.

Washington tomou, em 31 de julho, a decisão de sancionar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, cujos ativos sob jurisdição americana ficaram congelados.

Já a União Europeia não reconheceu a Assembleia Nacional Constituinte apoiada por Maduro e advertiu que intensificará sua resposta se a Venezuela continuar a desrespeitar os princípios democráticos.

A Assembleia Constituinte, que tomou posse ontem para redigir uma nova Constituição na Venezuela, é rejeitada pela oposição ao governo de Nicolás Maduro.