Topo

Trump diz que tem vantagem sobre Joe Biden por ser mais novo

Donald Trump - Rick Wilking/Reuters
Donald Trump Imagem: Rick Wilking/Reuters

26/04/2019 14h23

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta sexta-feira que sua idade será uma vantagem sobre seu possível adversário democrata nas eleições presidenciais de 2020 Joe Biden, apesar de ambos poderem ser os dois candidatos mais velhos na história do país e de a diferença ser de apenas quatro anos.

"Eu simplesmente me sinto como um homem jovem. Sou tão jovem... Nem acredito, sou o mais novo", disse Trump, de 72 anos, sem fazer referência aos demais democratas que anunciaram a intenção de se candidatar e que são mais novos que ele.

"Nunca diria que alguém é velho demais", acrescentou o presidente ao ser perguntado sobre se sua idade pode ser um problema para governar o país, antes de seguir viagem rumo a Indiana, onde deve participa de um ato da Associação Nacional de Rifles (NRA, na sigla em inglês).

Biden, de 76 anos, anunciou na quinta-feira que vai concorrer à candidatura democrata à presidência.

O ex-senador e vice-presidente durante os dois mandatos de Barack Obama (2009-2017) justificou sua decisão de ser candidato por considerar que a reeleição de Trump colocará em jogo "os valores fundamentais, a posição no mundo e inclusive a democracia dos EUA".

Em seu vídeo de apresentação, Biden incluiu imagens das manifestações supremacistas que aconteceram em Charlottesville (Virgínia) em 2017, nas quais um neonazista atropelou e matou uma jovem, o que levou Trump a afirmar que havia "gente muito boa em ambos os lados".

"Com essas palavras, o presidente dos EUA atribuiu uma equivalência moral a quem espalhava ódio e quem tinha a coragem suficiente para se posicionar contra", afirmou Biden em seu vídeo.

Trump disse hoje que esse assunto já estava "perfeitamente" esclarecido e explicou que se referia àqueles que se foram a Charlottesville para se manifestar e evitar a retirada da estátua do líder do exército confederado Robert E. Lee, "que foi um grande general, quer se queira ou não". EFE