Topo

Esse conteúdo é antigo

Vietnã isola cidade que registrou surto da covid após ficar 99 dias sem casos

28.jul.2020 - Rua vazia em Danang, no Vietnã, após novo surto de coronavírus - Paul Mooney/Handout via REUTERS
28.jul.2020 - Rua vazia em Danang, no Vietnã, após novo surto de coronavírus Imagem: Paul Mooney/Handout via REUTERS

28/07/2020 18h46

O Vietnã suspendeu a partir de hoje todas as rotas de transporte de e para Danang, terceira maior cidade do país e que chegou a ficar 99 dias sem contágios de coronavírus até a última sexta, quando começou um novo surto que já fez com que fossem contabilizados 18 casos em seu território e quatro em municípios vizinhos.

Com isso, a decisão de retirar 80 mil turistas de Danang, anunciada ontem por autoridades vietnamitas, foi cancelada.

Segundo o Ministério dos Transportes do país, nenhum avião, trem, ônibus, táxi ou barco poderá entrar ou sair da cidade de 1 milhão e 100 mil habitantes nos próximos 15 dias.

Os transportes públicos também foram suspensos, e medidas de distanciamento social foram impostas, assim como o uso obrigatório da máscara e o fechamento de estabelecimentos de ensino e atividades comerciais não essenciais, como casas noturnas e salões de beleza. Além disso, campeonatos de futebol e outros esportes foram suspensos na cidade.

Até agora, as autoridades vietnamitas detectaram 18 casos em Danang (a maioria relacionada a um hospital que já foi isolado) e outros quatro nas províncias de Quang Nam e Quang Ngai

Com as fronteiras fechadas desde 23 de março, com exceção feita a vietnamitas que retornam de outros países e especialistas estrangeiros, que precisam passar por testes e cumprir duas semanas de quarentena, o Vietnã tenta encontrar a origem desse novo surto.

Uma das hipóteses que está sendo considerada é a de que essa cepa do vírus, diferente e mais virulenta que as anteriores que surgiram no país, pode ter chegado com imigrantes ilegais. Nas últimas semanas, cerca de 50 chineses que atravessaram a fronteira clandestinamente foram presos na região.

No domingo, a polícia também prendeu um chinês acusado de pertencer a uma rede de tráfico de compatriotas para o Vietnã após o primeiro-ministro, Nguyen Xuan Phuc, ordenar um reforço nas operações de controle nas fronteiras com Laos, Camboja e China.

Com 438 casos desde o início da crise do coronavírus, segundo a Universidade ohns Hopkins, que contabiliza dados sobre a pandemia em todo o mundo, o Vietnã vem sendo apontado por especialistas internacionais como um exemplo de combate à covid-19 pela resposta rápida. Desde janeiro, por exemplo, o país tomou as primeiras medidas de contenção, como o cancelamento de conexões aéreas com a China e o fechamento de escolas.