Topo

Esse conteúdo é antigo

FBI coleta provas na residência do presidente assassinado do Haiti

7.jul.2021 - Polícia mantém guarda do lado de fora da residência do falecido presidente haitiano Jovenel Moise - Valerie Baeriswyl/AFP
7.jul.2021 - Polícia mantém guarda do lado de fora da residência do falecido presidente haitiano Jovenel Moise Imagem: Valerie Baeriswyl/AFP

Em Porto Príncipe

16/07/2021 03h26

Integrantes do FBI, acompanhados por agentes da Polícia Nacional Haitiana, estiveram na residência do presidente do Haiti, Jovenel Moise, morto a tiros no último dia 7, para recolher provas relacionadas com o assassinato.

Após várias horas dentro da casa, os membros da Polícia Científica haitiana começaram a sair depois das 17h com várias provas, todas embaladas em sacos plásticos ou sacos de papel, exceto um monitor de computador.

Depois de seis viagens transportando provas para um veículo semelhante a uma van localizado perto da entrada, o grupo de agentes do FBI saiu da residência e deixou o local em três veículos, onde pelo menos mais quatro agentes do órgão de investigação dos EUA estavam esperando.

Durante a coleta de provas, o espaço foi guardado por membros fortemente armados da polícia haitiana, e agentes da embaixada dos EUA também permaneceram na entrada da casa, onde podem ser vistos os resquícios do tiroteio que ocorreu na noite da invasão.

Pelo menos 21 impactos de bala podem ser contados nas portas de acesso de pedestres e no portão da garagem, cada um cercado por um círculo vermelho com uma série de números ao seu redor.

Uma SUV estacionado ao lado do carro no qual os agentes carregaram as provas também teve suas janelas esmagadas por tiros.

O FBI e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos juntaram-se à investigação alguns dias após a morte do presidente, e as autoridades colombianas, a nacionalidade da maioria dos mercenários acusados de terem realizado o ataque à residência de Moise, também estão colaborando na investigação.

O Pentágono revelou nesta quinta-feira que havia treinado no passado um pequeno número de colombianos que foram presos pelo suposto envolvimento no crime.

Até agora, 23 pessoas foram detidas, incluindo 18 ex-militares colombianos e cinco cidadãos haitianos-americanos, e medidas cautelares foram aplicadas contra 24 agentes e funcionários das unidades de segurança presidenciais.