Topo

Esse conteúdo é antigo

Embaixador dos EUA no México pede ação conjunta por fim da crise migratória

Agente da Patrulha de Fronteira dos EUA procura migrantes que tentam entrar nos Estados Unidos, em Sunland Park, no Novo México - REUTERS/Jose Luis Gonzalez
Agente da Patrulha de Fronteira dos EUA procura migrantes que tentam entrar nos Estados Unidos, em Sunland Park, no Novo México Imagem: REUTERS/Jose Luis Gonzalez

09/10/2021 20h14

Cidade do México, 9 out (EFE).- O embaixador dos Estados Unidos no México, Ken Salazar, afirmou neste sábado que os dois países precisam trabalhar em conjunto para resolver a crise migratória que se agravou nos últimos meses.

"Estamos comprometidos a alcançar uma solução, e entre Estados Unidos e México tentaremos encontrar soluções", indicou o diplomata, na primeira entrevista coletiva que concedeu depois que assumiu a função.

Salazar admitiu que a migração, especialmente, de haitianos, não foi o tema central da reunião de sexta-feira entre o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, e o secretário de Estado americano, Antony Blinken, embora tenha reconhecido que a questão preocupa os dois governos.

"É um assunto muito importante para ambos os países. É um tema importante para todo o hemisfério ocidental", afirmou o embaixador.

"Temos muito o que fazer. É preciso ver como daremos esperança, criando empregos e dando melhores oportunidades", disse Salazar, em referência a situação, especialmente, dos haitianos, que deixam o país de origem em direção aos EUA e acabam permanecendo no México.

Desde janeiro, já foram registrados 147 mil migrantes ilegais pelo México, o triplo do que o contabilizado durante todo o ano de 2020. Já os Estados Unidos identificaram 212 mil detidos sem documentação regular, tentando entrar no país. EFE