"Ninguém nos ajudou por uma hora", diz testemunha de estupro na Índia

Frank Jack Daniel

em Nova Délhi

A polícia e pedestres deixaram a estudante indiana vítima de estupro coletivo deitada na rua sem roupas por quase uma hora, disse nesta sexta-feira um amigo que foi atacado com ela, em sua primeira declaração pública sobre o caso que provocou protesto internacional.

Após estupro, indianas procuram cursos de autodefesa

A estudante de 23 anos morreu no hospital duas semanas após ter sido atacada, em 16 de dezembro, num ônibus privado em Nova Délhi, uma cidade chamada de "capital do estupro" da Índia.

"Ficamos gritando para a polícia, 'por favor nos dêem algumas roupas', mas eles demoraram para decidir em qual delegacia nosso caso deveria ser registrado", disse o sobrevivente à rede Zee News.

O homem disse que ele a mulher foram atacados depois que entraram no ônibus, após irem ao cinema.

Acusados de estupro na Índia comparecem à Justiça

Eles foram jogados para fora do ônibus e deixados sangrando na rua por 45 minutos até a chegada de uma viatura policial, ele disse. Os oficiais, então, gastaram um longo tempo discutindo para qual delegacia levá-los, acrescentou.

"Algumas pessoas se aproximaram, mas ninguém ajudou. Antes de a polícia chegar, eu gritei por ajuda, mas os riquixás, carros e outros que passavam não pararam", disse em entrevista.

"Levou uma hora e meia para que fôssemos levados ao hospital", acrescentou.

O ataque provocou protestos nas ruas em toda a Índia e promessas do governo de punições mais duras aos criminosos.

Nenhuma das vítimas tiveram seus nomes revelados. Cinco homens foram acusados pelo estupro coletivo e assassinato da mulher na quinta-feira.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos