Topo

Explosão de bomba mata 31 em cidade iraquiana

12/07/2013 19h17

KIRKUK, Iraque, 12 Jul (Reuters) - Um ataque a bomba contra uma casa de chá na cidade iraquiana etnicamente mista de Kirkuk matou pelo menos 31 pessoas nesta sexta-feira, disseram médicos e a polícia.

A explosão destruiu a loja de chá, onde as pessoas se reuniam depois de quebrar o jejum durante o mês sagrado muçulmano do Ramadã, em Kirkuk, 250 quilômetros ao norte da capital Bagdá.

A violência faz parte de uma campanha sustentada de ataques de militantes desde o início do ano, o que aumentou o alerta para ataques no país onde curdos, xiitas e sunitas ainda têm de encontrar um compromisso estável de partilha de poder.

"Eu deixei o café para ir à minha loja em frente. Quando a explosão aconteceu, o vidro da minha loja quebrou e me feri com os fragmentos. Corri para o local ... alguns corpos foram desmembrados", disse Mohammed, uma testemunha da explosão.

Kirkuk é rica em petróleo e está na linha de frente de uma disputa entre o governo central liderado pelos xiitas em Bagdá e os curdos que querem a cidade para ser incorporado à sua região autônoma no norte do país.

Ninguém reivindicou imediatamente a responsabilidade pelo ataque, mas os insurgentes têm recuperado a força nos últimos meses, recrutando a minoria sunita do país que se ressente da dominação xiita desde a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003.

Pelo menos 761 pessoas foram mortas em ataques de militantes em todo o Iraque em junho, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), ainda bem abaixo do auge do derramamento de sangue pelos conflitos sectários em 2006/07, quando o número de mortos, por vezes, ultrapassou 3 mil por mês.

Na quinta-feira, pelo menos 44 pessoas foram mortas em ataques a bomba e armas no Iraque durante a noite.

O número de mortos aumentou para 66 mais tarde, e a explosão de um carro-bomba em uma mesquita xiita de Dujail, 50 quilômetros ao norte de Bagdá, durante a noite elevou o número de mortos para 76, informou a polícia.

(Reportagem de Mustafa Mahmoud)