Obama diz que caminho diplomático para Irã deve ser testado
NAÇÕES UNIDAS, 24 Set (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou em discurso na Assembleia-Geral da ONU, nesta terça-feira, que deve haver base para um acordo sobre o programa nuclear iraniano, mas que as barreiras serão difíceis de serem superadas.
Em discurso no qual destacou a política externa dos EUA para as instáveis regiões do Oriente Médio e norte da África, Obama deixou claro que os EUA vão tomar ação direta para eliminar as ameaças quando necessário, e irão usar a força militar quando a diplomacia falhar.
Sobre as aberturas diplomáticas oferecidas pelo novo presidente iraniano, Hassan Rouhani, Obama disse que os EUA querem resolver a questão nuclear iraniana de forma pacífica, mas estão determinados a impedir que o Irã desenvolva uma arma nuclear.
"Os obstáculos podem se provar grandes, mas eu acredito firmemente que o caminho diplomático deve ser testado", disse Obama.
Obama exortou o Conselho de Segurança da ONU a aprovar uma resolução firme para garantir que a Síria mantenha seus compromissos sobre a entrega das armas químicas, e disse que os EUA vão fornecer ajuda humanitária adicional de 340 milhões de dólares à Síria.
(Reportagem de Steve Holland)
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
- Huawei quer produzir novo chip de IA em massa no início de 2025 apesar dos limites dos EUA
- Petrobras aprova R$20 bi em dividendo extraordinário e investimentos de US$111 bi até 2029
- Biden tacha de "escandalosa" ordem de prisão do TPI contra dirigentes israelenses
- Santos pode ter até nove desfalques em seu jogo de despedida da Série B do Brasileiro