Ucrânia coloca forças antiterrorismo em alerta

KIEV, 9 Fev (Reuters) - O serviço de segurança da Ucrânia colocou unidades antiterrorismo em alerta neste domingo em resposta a um forte aumento nas ameaças não especificadas contra instalações importantes, como estações de energia atômicas, aeroportos, gasodutos e oleodutos.

A ex-república soviética está envolvida em grandes protestos contra o governo e não estava claro se a rara medida anunciada pelo serviço de segurança ucraniano, publicada em seu site na Internet, tinha alguma ligação com a agitação popular.

Descrevendo a medida como preventiva, o governo diz: "O centro antiterrorismo do serviço de segurança, de acordo com a lei, é obrigado a colocar de prontidão unidades antiterrorismo no território do Estado."

De acordo com a medida, aeroportos internacionais, usinas de energia e estações de trem e ônibus nas grandes cidades estavam particularmente sob risco.

A nova medida de segurança deve ser aplicada para impedir a aproximação de edifícios do Estado, bem como responder às ameaças de invasão a instalações onde armas estão armazenadas, potencialmente tendo como alvo alguns dos manifestantes radicais que estiveram em violentos confrontos com a polícia.

"A decisão foi tomada de acordo com a lei da Ucrânia sobre a luta contra o terrorismo", disse o SBU.

"A ação realizada pelos serviços de segurança... pretende apenas garantir a segurança pública e conter atividades criminosas de objetivo terrorista. Estas medidas são transparentes e principalmente de natureza preventiva", disse.

O presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, alertou para o crescente radicalismo e atividades terroristas depois de mais de dois meses de agitação civil em que manifestantes críticos do governo ocuparam prédios na capital, Kiev, e em outras cidades pedindo reformas políticas e a sua renúncia.

Um homem ucraniano tentou sequestrar um avião de passageiros que voava da Ucrânia para a Turquia na sexta-feira, fazendo uma ameaça de bomba e exigindo que a aeronave fosse para Sochi, cidade onde ocorre os Jogos Olímpicos de Inverno, na Rússia. Ele foi preso pelas forças de segurança turcas.

(Reportagem de Jack Stubbs)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos