ANP interdita plataforma a serviço da Petrobras após explosão

Marta Nogueira

No Rio

  • Divulgação

    A explosão na plataforma deixou ao menos cinco mortos e quatro desaparecidos

    A explosão na plataforma deixou ao menos cinco mortos e quatro desaparecidos

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) interditou a plataforma a serviço da Petrobras, que sofreu uma explosão nesta semana, deixando cinco mortos, quatro desaparecidos e 26 feridos no litoral capixaba.

Além disso, pediu que a petroleira apresente documentos que serão utilizados nas investigações sobre as causas do acidente ocorrido na plataforma FPSO Cidade de São Mateus, operada pela norueguesa BW Offshore a serviço da Petrobras.

Adicionalmente, a concessionária foi notificada pela ANP a não alterar nem realizar modificações ou obras na área do incidente, a não ser que haja necessidade crítica de estabilização estrutural.

Operação irregular

A BW Offshore atuava de forma irregular na bacia do Espírito Santo, afirmou o Crea-ES (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo).

Ontem, fotos registradas pela Marinha do Brasil e distribuídas pela imprensa mostraram uma inclinação na embarcação, com a popa (parte traseira) mais afundada. A sala de máquinas, que alagou após a explosão na casa de bombas situada ao lado, fica próximo à popa. A Marinha não quis comentar as imagens, mas o Sindipetro-ES (Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo) confirmou a existência da inclinação, embora não haja riscos de afundamento total do navio-plataforma.

A Marinha informou, em nota, que o navio-plataforma foi vistoriado em abril de 2014 pelos inspetores navais da Capitania dos Portos do Espírito Santo. Foram encontradas e sanadas 12 deficiências e a plataforma recebeu, em maio, a "Declaração de Conformidade para Operação da Plataforma", documento que autoriza a sua operação em águas jurisdicionais brasileiras, válido até abril de 2015.

Alto risco

Segundo o inspetor de equipamento Gerson Pistori, especialista em segurança de plataformas, que presta serviços para Petrobras há 13 anos, o navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus era classificado como um local de alto risco por operar com gás. Ele acredita que o mais provável é que o acidente tenha ocorrido em uma área restrita da plataforma.

"As plataformas são todas setorizadas, poucas pessoas têm acesso a área da casa de bombas. O grosso do pessoal deveria estar em uma área longe do acidente, já que estão conseguindo fazer resgate aéreo e por baleeiro (navio específico para resgates em alto mar)", afirma.

O navio-plataforma produziu em média 2,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia e 2.000 barris de petróleo por dia em dezembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos