Presidente do PT não vê motivos para saída de Vaccari após denúncia

  • UESLEI MARCELINO

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou nesta terça-feira que não vê motivos para o afastamento do tesoureiro João Vaccari Neto após denúncia do Ministério Público Federal contra ele por suspeita de envolvimento no escândalo de corrupção na Petrobras.

"Sobre esse pedido de denunciar e sobre os inquéritos no caso do nosso tesoureiro João Vaccari Neto a nota do advogado dele é o suficiente para nós", disse Falcão a jornalistas nesta terça, na sede do partido em Brasília.

O presidente do PT reafirmou que o partido só recebe doações legais. "Todas as nossas doações são legais, registradas ...comprovadas e declaradas ao TSE", afirmou.

Na segunda-feira, o Ministério Público Federal denunciou o tesoureiro petista por crimes de corrupção no âmbito da operação Lava Jato, que investiga denúncias envolvendo pagamento de propinas resultantes de fraudes em licitações da Petrobras.

Em nota, a defesa de Vaccari negou denúncia do MPF, alegando que as doações não tinham origem ilícita.

"Vaccari repudia as referências feitas por delatores a seu respeito, pois as mesmas não correspondem à verdade. Ele não recebeu ou solicitou qualquer contribuição de origem ilícita destinada ao PT, pois as doações solicitadas pelo Vaccari foram realizadas por meio de depósitos bancários, com toda a transparência e com a devida prestação de contas às autoridades competentes", diz um trecho da nota.

Falcão não quis comentar o possível desgaste político ao partido caso Vaccari se mantenha na tesouraria e depois venha a ser comprovada sua culpa nas investigações.

Segundo o presidente da legenda ainda, não há nenhuma iniciativa de outros petistas pedindo a saída de Vaccari, mesmo que temporariamente.

"Eu não tomei conhecimento de nenhum pedido para que ele seja afastado", disse Falcão.

(Reportagem de Jeferson Ribeiro)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos