Topo

Esse conteúdo é antigo

Petro, candidato da esquerda, conquista vitória nas primárias da Colômbia

O candidato à Presidência da Colômbia Gustavo Petro venceu primárias da coalizão de esquerda Pacto Histórico - Luisa Gonzalez/Reuters
O candidato à Presidência da Colômbia Gustavo Petro venceu primárias da coalizão de esquerda Pacto Histórico Imagem: Luisa Gonzalez/Reuters

Luis Jaime Acosta e Oliver Griffin

Bogotá (Colômbia)

14/03/2022 10h25

Gustavo Petro, o favorito para a eleição presidencial da Colômbia em maio, garantiu a indicação da coalizão de esquerda Pacto Histórico no domingo durante a votação nas primárias.

O candidato de centro Sergio Fajardo e o de direita Federico Gutiérrez, ambos ex-prefeitos da segunda cidade da Colômbia, Medellín, também garantiram indicações de suas respectivas coalizões.

Petro, ex-guerrilheiro do grupo rebelde M-19, e Gutiérrez, engenheiro civil, ficaram bem à frente de seus rivais da coalizão.

Nas primárias do Pacto Histórico, Petro ganhou mais de 80% —cerca de 3,5 milhões de votos— com registro de cerca de 80% dos distritos. Gutiérrez obteve mais de 54% —cerca de 1,7 milhão de votos— nas primárias para uma coalizão que representa um setor da direita colombiana, com cerca de 80% apurados.

A disputa pelo agrupamento centrista estava muito mais acirrada. Fajardo, um matemático, conseguiu pouco menos de 33% —ou perto de 590.000 votos— com apuração de 80%.

Os eleitores também votaram para 108 senadores e 187 assentos na câmara.

O Congresso colombiano foi dividido entre vários partidos nas últimas eleições, forçando os presidentes a construírem coalizões de grande porte para aprovar leis. Os resultados legislativos completos serão divulgados nesta segunda-feira.

O partido de direita do atual presidente, Iván Duque, já selecionou Óscar Iván Zuluaga como seu candidato presidencial.

Petro perdeu para Duque —cujo mandato termina em agosto— no segundo turno da eleição presidencial de 2018.