Ao VivoTrabalhadores fazem paralisações pelo BrasilDireto da Redação

Trabalhadores de diversas categorias, entre elas metroviários, motoristas de ônibus e professores, fazem paralisações em todo o Brasil nesta quarta-feira (15)

Protesto na Nove de Julho em SP tem confronto entre manifestantes e policiais

Manifestantes bloquearam a Av. Nove de Julho em São Paulo, nesta quarta-feira (15) durante protesto contra reforma da Previdência, de acordo com a Polícia Militar. No Twitter, a polícia afirma que mascarados interditaram o túnel no sentido Terminal Bandeira e atiraram pedras e rojões contra os policiais. Nas redes sociais, manifestantes relatam que a via foi interditada por estudantes secundaristas que mais tarde foram atacados pela polícia com bombas de gás. 

Protesto na Nove de Julho em SP tem confronto entre manifestantes e policiais  - Instagram/Reprodução

Lula encerra ato de trabalhadores com críticas a reformas de Temer

Um dia após prestar o primeiro depoimento como réu da Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o palanque de uma manifestação organizada por centrais sindicais nesta quarta-feira (15) para criticar o governo Temer e "dar a largada"  para uma eventual candidatura à Presidência da República. Em seu discurso diante de milhares de manifestantes contra a reforma da Previdência, na avenida Paulista, Lula afirmou que quer “o direito de voltar a ser respeitado com dignidade” e que “o povo só vai parar [de protestar] quando eleger um governo democrático de direito”. Manifestantes na primeira fila em frente ao carro de som responderam: "É você". O ex-presidente também afirmou que está cada vez mais claro que um golpe foi dado, não só contra a ex-presidente Dilma Rousseff, mas contra as conquistas sociais do povo, tentando “enfiar goela abaixo do povo brasileiro uma reforma que vai impedir a aposentadoria de milhões”.

Protesto no Rio termina com vidraças de bancos estilhaçadas

O confronto entre um grupo de black blocs e a guarda municipal (GM) no centro do Rio de Janeiro deixou vidraças de bancos estilhaçadas no início da noite desta quarta-feira (15). Os black blocs atiraram pedras e rojões na GM, que revidou com bombas de gás lacrimogêneo. Sindicalistas que protestavam contra a reforma da Previdência no local foram questionar a ação dos mascarados, dando início a uma discussão em meio à manifestação. Houve troca de socos. Algumas pessoas também quebraram pontos de ônibus e queimaram lixeiras para fazer barricadas. Por volta das 19h, a multidão começou a se dispersar. Leia Mais

Protesto no Rio termina com vidraças de bancos estilhaçadas - Paula Bianchi/UOL

“O povo só vai parar quando eleger um governo democrático de direito”, diz Lula

Em seu discurso durante o protesto contra a reforma da Previdência, na avenida Paulista, o ex-presidente Lula afirmou que quer “o direito de voltar a ser respeitado com dignidade” e que “o povo só vai parar [de manifestar] quando eleger um governo democrático de direito”. O ex-presidente também afirmou que está cada vez mais claro que um golpe foi dado, não só contra Dilma Rousseff, mas contra as conquistas sociais do povo, tentando “enfiar goela abaixo do povo brasileiro uma reforma que vai impedir a aposentadoria de milhões”. Para finalizar seu discurso, Lula criticou o presidente Michel Temer: “O Temer deveria ser presidente de uma empresa, para vender o que ele produzisse e não vender os bens do povo brasileiro. Esse país era respeitado no exterior e hoje temos um presidente que não tem coragem de ir nem na Bolívia.” Leia Mais

“O povo só vai parar quando eleger um governo democrático de direito”, diz Lula - Paulo Pinto/Agência PT/Reprodução

Com chocalho na mão, Francisco, 4, participa de protesto no Rio

Com um chocalho na mão e um cartaz com os dizeres "respeitem meus pais. Ass: Francisco" pendurado no pescoço, Francisco, 4, participava do ato contra as reformas trabalhista e Previdenciária realizado no Rio nesta quarta-feira (15) ao lado da mãe, Alana Francisca, 37. "Ele é filho de dois professores, vem nos atos desde que nasceu", explica Alana, que leciona língua portuguesa no município e no Estado. "Ele mesmo diz 'vamos protestar, mamãe'. Protesta no mercado, na escola. Desde cedo tentamos ensiná-lo a defender seus direitos, do que se trata cada questão, por que estamos nos manifestando", diz. Tímido, ele se esconde atrás da mãe. O ato caminho, ele tenta acompanhar os gritos de "fora Temer".

Com chocalho na mão, Francisco, 4, participa de protesto no Rio - Paula Biachi/UOL

Protesto de estivadores termina em confronto em Santos (SP)

Manifestação no Rio contra reforma da Previdência tem princípio de confronto

A manifestação contra a reforma da Previdência no Rio teve um confronto entre mascarados e a guarda municipal (GM) na tarde desta quarta-feira (15). A guarda municipal atirou bombas de gás e efeito moral contra blackblocs presentes na manifestação, que revidaram com pedras e rojões. Por volta das 19h, os manifestantes começaram a se dispersar. Até o incidente, milhares de manifestantes tomavam pacificamente as três faixas da avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro, e caminhavam rumo a Central do Brasil em protesto contra as reformas trabalhista e Previdenciária. Há bandeiras da CTB, Força Sindical, Conlutas, CUT e bandeiras do PSTU e PCB, além de professores, estudantes e trabalhadores não ligados a nenhum sindicato.

Ex-presidente Lula chega à avenida Paulista

O ex-presidente Lula chegou à avenida Paulista, centro de São Paulo, no início da noite desta quarta-feira (15) para participar do protesto contra a reforma da Previdência proposta pelo governo Temer. Lula foi recebido com gritos animados dos manifestantes e grades de ferro foram instaladas para criar uma barreira para que seu carro conseguisse passar pela multidão. O ex-presidente se prepara para discursar em instantes.

Ex-presidente Lula chega à avenida Paulista - Alice Vergueiro/ Folhapress

Movimentos feministas se juntam contra reforma da Previdência

São Paulo e Rio de Janeiro reuniram grupos variados no protesto contra a reforma da Previdência proposta pelo governo Temer. Um deles foi o movimento feminista. Em São Paulo, as manifestantes cantaram: "Mulheres querem, mulheres querem, mulheres querem aposentar. É meu direito, é seu direito, é nosso direito que o golpista quer roubar."

Vendedor lamenta venda fraca de bandeiras do Brasil na avenida Paulista

O vendedor de bandeiras do Brasil Wagner de Souza Silva, 38, está desanimado com o protesto desta quarta-feira (15). "Estou vendendo muito pouco. Esse pessoal é petista com bandeira vermelha", diz. Cerca de 80 mil manifestantes protestam contra a reforma da Previdência na avenida Paulista, na capital paulista, de acordo com organizadores do ato.

Vendedor lamenta venda fraca de bandeiras do Brasil na avenida Paulista - Daniela Garcia/UOL

Ex-presidente Lula confirma presença na Av. Paulista

O ex-presidente Lula confirmou presença na manifestação desta quarta (15) na avenida Paulista, centro de São Paulo contra a reforma da Previdência proposta pelo governo Temer. A assessoria de imprensa do Instituto Lula, no entanto, não confirmou a que horas ele fará um discurso.Segundo a estimativa da organização, 80 mil pessoas participam do ato na avenida Paulista. A Polícia Militar de São Paulo afirma que não fará a contagem dos manifestantes. A avenida está fechada nos dois sentidos do Masp até a avenida Brigadeiro Luís Antônio. As ruas que cruzam a avenida estão congestionadas e os carros não conseguem atravessar. 

Ex-ministra de Dilma participa de protesto na avenida Paulista

Eleonora Menicucci, ex-ministra do governo Dilma, participa de manifestação na avenida Paulista nesta quarta-feira (15). Ela afirma que as mulheres estão sendo "penalizadas" na reforma da Previdência. "Esse é um governo de brancos e ricos, que não ouvem as mulheres. Para o Temer, as mulheres têm que ficar em casa." A petista diz que a proposta de reforma não leva em conta a dupla jornada enfrentada pelas mulheres. "É um absurdo que as mulheres passem a se aposentar com 65. Nós ainda estamos na situação de cuidadoras da sociedade."

Ex-ministra de Dilma participa de protesto na avenida Paulista - Daniela Garcia/UOL

Manifestantes protestam pelas ruas do centro de Belo Horizonte (MG) contra a reforma da Previdência

Manifestantes protestam pelas ruas do centro de Belo Horizonte (MG) contra a reforma da Previdência - Lucas Prates/Estadão Conteúdo

Cerca de 100 mil protestam contra reformas no Rio, dizem organizadores

Cerca de 100 mil manifestantes tomaram as três faixas da avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro, em protesto contra as reformas trabalhista e previdenciária nesta quarta-feira (15), de acordo com os organizadores. A PM informou que tem por política não divulgar o número de pessoas em protestos. O grupo caminha rumo à Central do Brasil carregando bandeiras das centrais sindicais CTB, Força Sindical, Conlutas, CUT e dos partidos políticos PSTU e PCB. Professores, estudantes e trabalhadores sem liação com sindicatos também participavam do ato. Os manifestantes gritavam palavras de ordem contra o presidente Michel Temer e as reformas.

Cerca de 100 mil protestam contra reformas no Rio, dizem organizadores - Paula Bianchi/UOL

SP: linha 3-Vermelha do metrô passa a operar até o Tatuapé

Mais duas estações da linha 3-Vermelha do metrô foram abertas no final da tarde desta quarta-feira (15), de acordo com o Metrô. São elas: Belém e Tatuapé. Com isso, a linha 3-Vermelha funciona agora entre as estações Marechal Deodoro e Tatuapé. A linha 1-Azul circula entre as estações Luz e Saúde, e a linha 2-Verde, opera entre Alto do Ipiranga e Vila Madalena. As linhas 4-Amarela e 5-Lilás operam normalmente em toda a extensão. A integração entre os trens do Metrô e da CPTM pode ser feita nas estações Brás, Tatuapé, Luz e Santo Amaro.

Manifestação na Paulista reúne cerca de 80 mil pessoas, dizem organizadores

Movimentos sociais, centrais sindicais e trabalhadores se reúnem na tarde desta quarta-feira (15) em frente ao Masp, na avenida Paulista, em São Paulo. O ato faz parte do Dia Nacional de Paralisações e Greves contra as reformas da Previdência e Trabalhista propostas pelo governo. Segundo a estimativa da organização, 80 mil pessoas participam do ato na avenida Paulista. A Polícia Militar de São Paulo afirma que não fará a contagem dos manifestantes. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aguardado para discursar no evento. Leia Mais

Manifestação na Paulista reúne cerca de 80 mil pessoas, dizem organizadores - Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

Ambulante aproveita manifestações para vender chope no Rio

Por R$ 7 reais o copo, os manifestantes que participavam do protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência, realizado no Rio de Janeiro nesta quarta (15), podiam aproveitar também para tomar um chope. Identificado apenas como Gaúcho, o vendedor, que usa um avental com a bandeira do Brasil, diz que criou o “chope Fora Temer” nos primeiros protestos contra o presidente Michel Temer no ano passado. Desde então, aproveita os atos para vender e protestar. “Sou totalmente contra essas reformas. É uma pena que o transporte não parou, isso aqui ia estar lotado. A classe média ainda não tomou consciência do tamanho do problema que enfrentamos”, afirmou. 

Ambulante aproveita manifestações para vender chope no Rio - Paula Bianchi/UOL

Professores de SP entrarão em greve dia 28 de mar?o

Os professores da rede estadual de São Paulo afirmaram que entrarão em greve entre os dias 28 e 30 de março, o anúncio foi feito durante a manifestação na praça da República contra as reformas da Previdência trabalhista. No dia 31 de março, a categoria promete se reunir em uma assembleia para determinar se a paralisação será mantida ou não. De acordo com a Apeoesp, sindicato dos professores, a principal reivindicação é o reajuste salarial.

Professores de SP entrarão em greve dia 28 de mar?o - Fabio Vieira/Estadão Conteúdo

Protesto não muda absolutamente nada, diz relator da Previdência

O relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), afirmou nesta quarta-feira (15) que as manifestações não mudam "absolutamente nada" o relatório que apresentará à comissão. O que pode influenciar o parecer, segundo ele, é o pensamento dos parlamentares. Manifestações contra a proposta do governo ocorreram em pelo menos 22 capitais estaduais e no Distrito Federal nesta quarta-feira (15). "Do ponto de vista da cabeça do relator, isso [pressão popular] não muda absolutamente nada. [...] O que pode influenciar o meu ponto de vista são as emendas que foram apresentadas, porque aí sim diz respeito ao pensamento dos parlamentares", disse. Leia Mais

SP: Metrô abre mais 4 estações da linha 1-Azul

Mais quatro estações da linha 1-Azul do metrô foram abertas na tarde desta quarta-feira (15), de acordo com o Metrô. São elas: Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore e Saúde. Com isso, a linha 1-Azul circula entre as estações Luz e Saúde. Na linha 2-Verde, os trens operam entre as estações Alto do Ipiranga e Vila Madalena, enquanto a linha 3-Vermelha funciona no trecho entre Marechal Deodoro e Bresser-Mooca. As linhas 4-Amarela e 5-Lilás operam normalmente em toda a extensão.

Protestos fecham avenida Paulista e Viaduto do Chá, em São Paulo

A avenida Paulista foi bloqueada nos dois sentidos por volta das 16h20 desta quarta-feira (15) devido às manifestações contra as reformas da Previdência e trabalhista, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). As ruas que cruzam a avenida estão congestionadas e os carros não conseguem atravessar. Além disso, o Viaduto do Chá, no centro de São Paulo, também está interditado por manifestantes em ambos sentidos.

Protestos fecham avenida Paulista e Viaduto do Chá, em São Paulo - NILTON FUKUDA/ESTADÃO CONTEÚDO

Manifestantes se reúnem na Candelária, no Rio

Manifestantes começam a se reunir em frente à Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro. O ato está marcado para a tarde desta quarta-feira e reúne trabalhadores de diversas centrais sindicais em protesto contra as reformas da Previdência e trabalhista

Manifestantes se reúnem na Candelária, no Rio - Paula Bianchi/UOL

Professores se concentram na Praça da República em São Paulo

Os professores e funcionários da educação se concentram na Praça da República em São Paulo. Além de protestarem contra a Reforma da Previdência, eles também pedem reforma salarial de salarial de 21,74% e correção da defasagem de 9,2% em relação ao piso nacional da categoria. Da República eles seguem para a Av. Paulista

Professores se concentram na Praça da República em São Paulo  - Fabio Vieira/Estadão Conteúdo

MS: sindicalistas protestam em frente a condomínio onde mora deputado

Sindicalistas protestam nesta quarta-feira (15) em frente ao condomínio onde mora o presidente da Comissão da Reforma da Presidência, o deputado federal Carlos Marun, em Campo Grande (MS). Os manifestantes também prometem acampar no local como parte dos protestos do Dia Nacional de Lutas Contra a Reforma da Previdência.

MS: sindicalistas protestam em frente a condomínio onde mora deputado - Divulga?ão/CUT

Manifestantes se reúnem em frente ao Masp para protesto desta tarde na avenida Paulista, em SP

Manifestantes se reúnem em frente ao Masp para protesto desta tarde na avenida Paulista, em SP - Reprodução/CUT

SP: ônibus que passam pela avenida Paulistas terão rota alterada

A SPTrans informa que 28 linhas de ônibus terão desvios em seus trajetos nesta quarta-feira (15), das 14h ās 22h, em razão do bloqueio da avenida Paulista nas proximidades do Masp. A maior parte dos ônibus vai seguir caminhos alternativos pela alameda Santos e rua São Carlos do Pinhal, que são paralelas ā avenida Paulista. As medidas estão sujeitas a alteraįões conforme a necessidade de novos bloqueios. A relaįão das 28 linhas com trajeto alterado pode ser consultada aqui. A SPTrans informa, ainda, que técnicos e equipes de fiscalizaįão da empresa estarão na região orientando os passageiros. Nesta tarde, está prevista uma manifestaįão no vão livre do Masp, que deve reunir trabalhadores de várias categorias que aderiram ao Dia Nacional de Lutas Contra a Reforma da Previdęncia. 

SP: ônibus que passam pela avenida Paulistas terão rota alterada

Funcionários dos Correios aderem à paralisação em 28 cidades

Trabalhadores dos Correios de ao menos 28 cidades aderiram ā paralisaįão do Dia Nacional de Lutas Contra a Reforma da Previdęncia nesta quarta-feira (15). Participam do movimento os funcionários filiados ao Sintect (Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares) de Alagoas, Piauí, Goiás, Ceará, Amapá, Acre, São Paulo, Santos (SP), Vale do Paraíba (SP), Ribeirão Preto (SP), Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Maria (RS), Juiz de Fora (MG), Santa Catarina, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Norte, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais, Uberaba (MG).

Funcionários dos Correios aderem à paralisação em 28 cidades - Alex de Jesus/O Tempo/Estadão Conteúdo

Paralisação afeta 2,5 milhões em SP e atinge unidades de saúde e escolas

A Prefeitura de São Paulo estimou que 2,5 milhões de pessoas tenham sido afetadas pela paralisaįão dos serviįos de transporte público, ocasionada pela greve dos trabalhadores, até as 12h na cidade. A administraįão informou no início da tarde desta quarta-feira (15) que cobrará judicialmente a aplicaįão da multa de R$ 5 milhões aos sindicatos envolvidos. Segundo o prefeito João Doria (PSDB), até 30% dos funcionários da rede pública municipal de saúde encontraram dificuldades para chegar a unidades, que tiveram o funcionamento afetado. Na área da educaįão, 814 escolas funcionaram parcialmente e 528 fecharam as portas no período da manhã. A rede conta com 3.814 unidades, e a maioria não teve as atividades alteradas. (Com Estadão Conteúdo) Leia Mais

INSS fecha em dia de protestos e irrita usuários com perícias agendadas em SP

O aposentado Reinaldo de Souza, 61, disse que tentou a sorte nesta quarta-feira (15) ao levar o irmão a uma agęncia do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na região da Sé (centro de São Paulo). Renan, 58, precisaria passar por uma perícia médica para conseguir o auxílio-doenįa de um salário mínimo, que não recebe há dois meses. O esforįo, ainda mais em dia de paralisaįão no transporte público, foi em vão: a agęncia na rua Xavier de Toledo foi uma das várias a fechar as portas, hoje, em apoio ā mobilizaįão nacional contra as reformas da Previdęncia e trabalhista. Leia Mais

INSS fecha em dia de protestos e irrita usuários com perícias agendadas em SP - Janaina Garcia

Estivadores realizam protesto contra reforma Previdenciária em Santos

SP: tráfego na Rodovia dos Imigrantes é normalizado

O congestionamento no trecho de planalto da Rodovia dos Imigrantes, no sentido do litoral sul paulista, já foi normalizado, segundo a concessionária Ecovias. De acordo com a empresa, todas as rodovias do sistema Anchieta-Imigrantes tęm boas condiįões de tráfego na tarde desta quarta-feira (15). Mais cedo, um bloqueio impediu o trânsito de veículos na pista na altura de Diadema, cidade da Grande São Paulo.

Em dia de protesto, Temer diz que apresentou 'caminho para salvar a Previdência'

No alvo das manifestações desta quarta-feira (15) contra a Reforma da Previdência, o presidente Michel Temer (PMDB) disse que seu governo apresentou um "caminho para poder salvar a Previdência no Brasil." A declaração foi dada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, durante o lançamento do Programa Senhor Orientador. De acordo com Temer, a reforma serve para "prevenir o Brasil do futuro". "Apresentamos um caminho para salvar a Previdência que não vai tirar direito de ninguém. Quem tem direito adquirido não vai perder nada do que tem. Isso é para prevenir o Brasil do futuro, não são só palavras, são gestos concretos, veja o socorro que estamos dando ao Rio de Janeiro, por exemplo?, disse Temer.

Em dia de protesto, Temer diz que apresentou 'caminho para salvar a Previdência' - Alan Marques/Folhapress

Sindicatos falam em 100 mil em protestos no PR; Polícia diz que são 7 mil

Organizados por sindicatos de várias categorias, a paralisação do Dia Nacional de Lutas Contra a Reforma da Previdência reúne em Curitiba cerca de 50 mil pessoas, de acordo com a CUT (Central Única dos Trabalhadores). A PM (Polícia Militar) estima que sete mil pessoas participam dos atos na capital. Em todo o Paraná, a organização estima que 100 mil pessoas tenham aderido ao movimento. Entre as categorias que aderiram parcialmente a paralisação estão motoristas e cobradores, metalúrgicos, químicos, servidores públicos, portuários, aposentados que protestam desde o início da madrugada. A série de greves e protestos tem como foco principal a reforma da Previdência e a reforma trabalhista, ambas em discussão no Congresso. Leia Mais

Protestos fecham bancos em ao menos 6 capitais

Os bancos também foram afetados pelos protestos que acontecem nesta quarta-feira (15) pelo país contra as reformas trabalhista e da Previdência. Há algumas agências fechadas em pelo menos seis capitais --São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR)--, segundo a ContrafCUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro). A entidade ainda não tem um balanço oficial da paralisação em todo o país. Leia Mais

Protestos fecham bancos em ao menos 6 capitais - Wilton Junior/Agência Estado

Prefeitura de Curitiba pede que lixo não seja retirado das casas por causa da greve

No Dia Nacional de Paralisação, realizado nesta quarta-feira (15), os trabalhadores da limpeza pública de Curitiba também paralisaram as atividades. Por causa disso, não haverá coleta hoje. A prefeitura pede que a população não coloque o lixo para fora de casa. Em bairros onde a coleta acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras, a orientação é para tirar o lixo apenas na sexta. Onde a coleta é feita diariamente, o lixo pode ser colocado amanhã. Os funcionários da coleta de lixo aceitaram a negociação de aumento salarial com a empresa Cavo, mas decidiram aderir ao movimento nacional. Leia Mais

Trabalhadores liberam ACM após 4h30 de protesto contra reformas

O protesto contra a reforma da Previdência foi finalizado após cerca de 4h30 de bloqueio na avenida Antonio Carlos Magalhães, em Salvador. Durante o movimento, que faz parte de um ato nacional, os manifestantes fecharam a via na altura do Shopping da Bahia, congestionando o trânsito no local e outras vias importantes da cidade (Bonocô, Juracy Magalhães, Rótula do Abacaxi), além da BR-324. Com o término do protesto, o trânsito começou a ser normalizado. Contudo, os ônibus ainda enfrentam congestionamento nas vias exclusivas para o transporte urbano, já que os coletivos ficaram retidos durante a manifestação.  Leia Mais

Protestos interrompem o trânsito em vários pontos do Rio de Janeiro

Protestos relacionados ao Dia Nacional de Paralisações e Greves contra as reformas da Previdência e trabalhista fecham ruas e causam retenções no trânsito em diversos pontos no Rio de Janeiro. Um grupo de professores protesta em frente à sede do governo do Estado, em Laranjeiras, interrompendo o trânsito da rua Pinheiro Machado.  Eles chegaram a fechar um dos acessos ao túnel Santa Bárbara, que liga o bairro à zona norte da cidade, mas liberaram o local por volta das 12h40. No centro, manifestantes da Frente Internacionalista dos Sem-Teto protestam em frente ao Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). O acesso do viaduto Gasômetro para a avenida Rio de Janeiro, que liga o local à zona portuária, está bloqueado.

Protestos interrompem o trânsito em vários pontos do Rio de Janeiro - Reprodução/Centro de Operações

SP: rodovia dos Imigrantes é parcialmente liberada

A Ecovias, concessionária que administra a rodovia dos Imigrantes --que liga a capital paulista à Baixada Santista--, informou que o tráfego na altura do quilômetro 17 foi liberado. Mais cedo, um bloqueio impediu o trânsito de veículos na pista na altura de Diadema, cidade da Grande São Paulo. Equipes da Polícia Militar estão liberando a pista. Houve confrontos entre manifestantes e policiais nas margens da rodovia no momento em que os agentes tentavam liberar a pista. Rojões foram utilizados contra os policiais.

Curitiba: caminhada rumo à sede do governo estadual

Em Curitiba, trabalhadores de vários setores aderiram ao Dia Nacional de Mobilização e fizeram uma caminhada em protesto contra a reforma da Previdência em direção à sede do governo estadual. Eles também protestaram contra medidas adotadas recentemente pelo governo estadual, como uma resolução que estabelece mudanças na hora-atividade dos professores e também na distribuição de aulas extraordinárias  Leia Mais

Curitiba: caminhada rumo à sede do governo estadual - Rodrigo Félix/Futura Press/Estadão Conteúdo

Protestos contra reformas do governo Temer ocorrem em ao menos 16 Estados e no DF

O Dia Nacional de Paralisações e Greves contra as reformas da Previdência e Trabalhista propostas pelo governo do presidente Michel Temer, que ocorre nesta quarta-feira (15), registrou atos em ao menos 16 Estados e no Distrito Federal. As cidades de São Paulo, Curitiba e Salvador foram as que registraram maiores reflexos no trânsito por conta das paralisações no transporte público e de protestos em vias importantes. Leia Mais

Protestos contra reformas do governo Temer ocorrem em ao menos 16 Estados e no DF - Flavio Contente/Futura Press/Estadão Conteúdo

SP: na avenida Paulista, bancos estão fechados

Na avenida Paulista, em São Paulo, bancários também aderiram ao Dia Nacional de Mobilização contra as reformas trabalhista e da Previdência

SP: na avenida Paulista, bancos estão fechados - Guilherme Stutz/Futura Press/Estadão Conteúdo

SP: bloqueio impede o trânsito na Imigrantes no sentido litoral

Um bloqueio impede o trânsito de veículos na rodovia dos Imigrantes, no quilômetro 17, na região de Diadema, na Grande São Paulo, na pista sentido litoral. A Ecovias, concessionária que administra a rodovia, sugere que os motoristas utilizem a Anchieta a partir da saída do quilômetro 16. Equipes da Polícia Militar estão liberando a pista. Houve confrontos entre manifestantes e policiais nas margens da rodovia no momento em que os agentes tentavam liberar a pista. Rojões foram utilizados contra os policiais.

Em dia de protestos, BH fica sem metrô, posto de saúde e escolas

Na praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, manifestantes se concentraram para uma passeata contra as reformas da Previdência e trabalhista nesta quarta-feira. A capital mineira amanheceu sem metrô e com postos de saúde fechados. As escolas também não funcionam hoje. Leia Mais

Em dia de protestos, BH fica sem metrô, posto de saúde e escolas - Alex de Jesus/O Tempo/Estadão Conteúdo

Cascavel (PR): grupos protestam contra reforma da Previdência

Atos e paralisações provocam congestionamento recorde em São Paulo

Metrô de SP diz que 43% do efetivo já estão atuando

Diante da paralisação de metroviários nesta quarta-feira (15), o Metrô informou que 43% de seu quadro de operativo já está atuando nas estações. Os trens do Metrô passaram a circular parcialmente às 6h30. Os metroviários decidiram cruzar os braços em protesto contra as reformas da Previdência e trabalhista. Segundo Milton Gioia, diretor de operações do Metrô, alguns funcionários que aderiram à greve estão voltando a trabalhar. ?A gente vai abrindo estações ao longo do tempo, conforme aumenta o quadro operativo?, explicou em entrevista à rádio CBN, pouco antes do meio dia. De acordo com o diretor, a maioria dos profissionais que estão conduzindo os trens do Metrô faz parte do quadro de supervisão. ?Nós treinamos um grupo de supervisores e técnico administrativos para operar trem. Mas também temos operadores de trem alocados nas estações?, disse. Mais cedo, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo criticou a postura do Metrô alegando que os profissionais que estavam conduzindo os trens na manhã de hoje não haviam tido o treinamento adequado. Em resposta, Gioia afirmou que o treinamento é o mesmo para todos os profissionais. ?Quem dá o treinamento de trem está operando o trem?, afirmou.

SP: linha 2-verde agora opera do Alto do Ipiranga até a Vila Madalena

O Metrô de São Paulo liberou mais estações na linha 2-verde. Agora, ela opera entre as estações Alto do Ipiranga e Vila Madalena. Nesta linha, ainda estão fechadas as estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente. De acordo com informações do Metrô, a linha 15-prata permanece fechada no final da manhã desta quarta-feira (15). Desde as 6h30 o Metrô opera parcialmente devido à paralisação de metroviários que protestam contra as reformas trabalhistas e da previdência. As linhas 1-azul e 3-vermelha operam parcialmente. A primeira, da Ana Rosa à Luz; a vermelha, da Marechal Deodoro à Mooca.

Após fim de paralisação, motorista levou até abraço de passageira

Agentes penitenciários param no Rio em protesto contra reformas

As visitas no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste, estão suspensas nesta quarta-feira (15) porque os agentes penitenciários aderiram à greve geral em protesto contra as reformas da trabalhista e da Previdência. Mulheres de presos fizeram um cordão na entrada do complexo para tentar impedir a entrada e saída de carros que levam os agentes. Para garantir mais tempo com seus parentes, as famílias costumam chegar na véspera da visita e esperar numa fila. As senhas chegaram a ser distribuídas, mas somente pela manhã houve o aviso de que a entrada não seria liberada por causa da paralisação. O sindicato dos agentes informam que a adesão foi de 60% da categoria. Leia Mais

Fortaleza: manifestação reúne sindicatos na região central da capital do Ceará

Integrantes de sindicatos de diversas categorias paralisaram suas atividades e fizeram ato na praça da Bandeira, no centro de Fortaleza (CE), na manhã desta quarta-feira (15)

Fortaleza: manifestação reúne sindicatos na região central da capital do Ceará - Reprodução/Facebook/CSP - Conlutas

Recife: protesto contra reforma da Previdência é realizado no centro

SP: Dutra teve bloqueio na região de São José dos Campos

Integrantes do Sindicato dos Metalúrgicos colocaram fogo em objetos durante protesto na rodovia Dutra, na região de São José dos Campos, na manhã desta quarta-feira. O ato aconteceu contra as reformas trabalhista e da Previdência. A pista foi interditada e houve congestionamento na região Leia Mais

SP: Dutra teve bloqueio na região de São José dos Campos - Nilton Cardin/Estadão Conteúdo

PI: protesto em frente ao prédio do INSS em Teresina

Em Teresina, um ato contra as reformas trabalhista e da Previdência reuniu manifestantes em frente ao prédio do INSS, no centro da cidade.  Leia Mais

PI: protesto em frente ao prédio do INSS em Teresina - Reprodução/Twitter/CUT_Brasil

Protesto contra reformas deixa população 'presa' em uma das principais avenidas de Salvador

O protesto contra a reforma da Previdência impactou na rotina de quem passou pela avenida Antonio Carlos Magalhães, em Salvador, na manhã desta quarta-feira (15). Com a pista bloqueada pelos manifestantes, ônibus e veículos foram impedidos de circular na região. Com isso, centenas de pessoas que acessaram a avenida ACM ou vias ligadas a essa região ficaram presas em congestionamentos. Foi o caso da técnica de enfermagem Márcia Cleide Nascimento, 38 anos. Ela deixou o plantão às 8 horas no Itaigara, mas não conseguiu ir para casa para descansar. Com o ônibus preso no bloqueio na ACM, Márcia teve que ir andando até a avenida Magalhães Neto para seguir em um outro coletivo. Leia Mais

Protesto contra reformas deixa população 'presa' em uma das principais avenidas de Salvador - Reprodução/Facebook/Frente Brasil Popular

Durante paralisação, motoristas de ônibus aproveitaram para tocar músicas

SP: 85% da frota em circulação na capital paulista

Por volta das 11h20, a SPTrans informou que 85% da frota de ônibus programada para o horário estava circulando. A Prefeitura de São Paulo esperava que, a partir das 9h, todo o sistema estivesse em operação.

SP: 85% da frota em circulação na capital paulista - Hélvio Romero/Estadão Conteúdo

Motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba aderem à paralisação

Protestos provocam engarrafamentos na região central do Rio de Janeiro

Manifestação de integrantes da FIST (Frente Internacionalista dos Sem-Teto) contra o projeto da reforma da Previdência provoca engarrafamentos na região central do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (15). De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, há interdições de trânsito nas avenidas Brasil e Presidente Vargas, duas das principais vias da região.

Protestos provocam engarrafamentos na região central do Rio de Janeiro - Reprodução/Twitter

Sede do INSS é ocupada na capital paulista

Movimentos sociais ocuparam a sede no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) no viaduto Santa Ifigênia, no centro de São Paulo, na manhã desta quarta-feira. O ato, que teve protestos contra a reforma da Previdência, aconteceu como parte do Dia Nacional de Mobilização. Leia Mais

Sede do INSS é ocupada na capital paulista - Rogerio Cavalheiro/Futura Press/Estadão Conteúdo

Sindicatos fazem protesto em Salvador

SPTrans aciona Paese para atender usuários que ficaram sem metrô em SP

Para reforçar o número de ônibus disponíveis no trajeto da linha 1-azul do metrô, a SPtrans, empresa que gerencia o transporte público na capital paulista, acionou o Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) às 9h. O trecho entre as estações Jabaquara e Sé do Metrô está sendo atendido por 25 ônibus integrados ao Paese. Já às 9h55, no sentido contrário da linha, o trecho entre a estação Santana e a praça do Correio, no centro, foi reforçado com 20 ônibus. Às 10h20, a linha 3-vermelha também passou a contar com reforço do Paese, com 10 veículos, operando entre as estações Barra Funda e República. "Técnicos da SPTrans estão acompanhando a operação e orientando usuários", diz a empresa.

SP: mais duas estações da linha verde do Metrô são abertas

O Metrô de São Paulo expandiu a operação da linha 2-verde para mais duas estações: Sumaré e Vila Madalena. Desde as 6h30, o trecho ia da estação Ana Rosa até a das Clínicas. Desde as 10h30, os trens circulam da Ana Rosa (que também atende a linha 1-azul) até a Vila Madalena.

Metroviários chamam Governo de São Paulo de 'irresponsável'

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo qualificou o Governo de São Paulo como "irresponsável". "Numa atitude irresponsável, [o governo] opera pequenos trechos do Metrô com supervisores que têm treinamento precário, colocando em risco a população. Os metroviários, que garantem, no dia a dia, o funcionamento do sistema de maneira segura, repudiam essa prática". Desde as 6h30, alguns trechos das linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha passaram a ser operadas de maneira parcial. As linhas 4-amarela (da iniciativa privada) e 5-lilás funcionam em todas as estações. Segundo o sindicato, a paralisação do Metrô seguirá até o final do dia. "E juntos com os demais trabalhadores iremos derrotar os planos do governo Temer e Congresso Nacional. A luta dos trabalhadores terá continuidade para colocar para fora o governo Temer e derrotar as Reformas da Previdência e Trabalhista".

Metroviários chamam Governo de São Paulo de 'irresponsável' - Luciana Quierati/UOL

SP: zona Sul ainda é a região com maior congestionamento

Às 10h30 desta quarta-feira (15) a região sul contabilizava 58 km de lentidão, de acordo com dados da CET. Devido aos protestos e à paralisação de metroviários e motoristas de ônibus, a capital paulistana registrou recorde de congestionamento do ano. O pico de lentidão ocorreu às 9h30, com 201 km. De acordo com o órgão, a média no congestionamento para o mesmo horário fica entre 53 km e 89 km. As regiões Oeste e Leste também apresentam grande volume de congestionamento, com 45 km e 38 km de lentidão.

SP: zona Sul ainda é a região com maior congestionamento - Hélvio Romero/Estadão Conteúdo

Porto Alegre: protestos não afetaram o trânsito gravemente

O transporte público da capital gaúcha não foi afetado pela mobilização. Protestos ocorrem durante a manhã no Centro da cidade, sem afetar o trânsito. Um ato unificado deve percorrer o Centro da capital a partir das 17h, segundo a CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Porto Alegre: protestos não afetaram o trânsito gravemente - Reprodução/Facebook/SIMPA Sindicato dos Municipários de Porto Alegre

SP: saiba como está a situação do sistema de transporte público

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) de São Paulo informa que as linhas metropolitanas voltaram a operar parcialmente a partir das 8h30 desta quarta-feira (15), dia de protestos contra as reformas pretendidas pelo governo federal, como a da Previdência. As linhas estavam paralisadas em virtude da manifestação dos sindicatos dos motoristas. Em São Paulo, os ônibus só começaram a circular às 8h. As principais linhas do metrô (1-azul, 2-verde e 3-vermelha) voltaram a operar parcialmente a partir das 6h30.

SP: saiba como está a situação do sistema de transporte público - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

'É um absurdo o que estão querendo fazer', diz desempregado

Desempregado desde 2014, o motorista José Ribamar Guarino, 66, disse não ter se sentido prejudicado com a paralisação. Ex-trabalhador rural, ele citou a proposta de recolhimento previdenciário ao trabalhador do campo, prevista da reforma da previdência, como fator para apoiar as mobilizações de hoje. "O ganho do trabalhador rural é muito pequeno, muitas vezes, mal dá para sustentá-lo. É um absurdo o que estão querendo fazer", lamentou Guarino, que estava no Terminal Itaquera, na zona leste de São Paulo.

'É um absurdo o que estão querendo fazer', diz desempregado - Janaina Garcia/UOL

Manifestantes estendem faixa contra a reforma no prédio do Ministério da Fazenda

Na manhã desta quarta-feira, manifestantes estenderam uma faixa contra a reforma da Previdência no prédio do Ministério da Fazenda, em Brasília. Mais cedo, eles invadiram o edifício, em uma área próxima ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto. Segundo a Polícia Militar, por volta das 10h havia cerca de 2.000 pessoas em frente ao prédio, com bandeiras da CUT, MST e MSTS. A polícia diz que vidraças foram quebradas. Manifestantes também realizam uma passeata saindo da Catedral de Brasília em direção ao Congresso Nacional.

Manifestantes estendem faixa contra a reforma no prédio do Ministério da Fazenda - PM-DF

Com transporte pago por empresas, funcionários reclamam da reforma da Previdência

No Terminal Itaquera, na zona leste de São Paulo, parte dos usuários que teve transporte fretado bancado pela empresa, hoje, em função da paralisação do transporte, também demonstrou apoio aos atos, ainda que a rotina tenha sido afetada. "É o transporte que move e que para as pessoas em uma cidade como São Paulo. Se querem tornar a aposentadoria menos acessível para o trabalhador, não adianta as pessoas fazerem manifestações muito tímidas que não conseguirão chamar a atenção", afirmou a atendente de telemarketing Andreza Natalia de Melo, 20. Colega de trabalho dela, Luís Felipe Neves dos Anjos, 21, concordou. "Infelizmente, quem tem 70 anos ou mais, hoje, é descartado pelo mercado. Nem falta emprego: falta oportunidade. Ter que contribuir quase 70 anos é não considerar isso", afirmou. 

Brasília: ao menos 2.000 pessoas protestam no ministério da Fazenda

Em Brasília, manifestantes invadiram o prédio do Ministério da Fazenda, na Esplanada dos Ministérios, área próxima ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto. Segundo a Polícia Militar, por volta das 10h, havia cerca de 2.000 pessoas em frente ao prédio, com bandeiras de CUT, MST e MSTS. A polícia diz que vidraças foram quebradas. Manifestantes também realizam uma passeata saindo da Catedral de Brasília em direção ao Congresso Nacional.

Brasília: ao menos 2.000 pessoas protestam no ministério da Fazenda - Reprodução/Band

PR: manifestantes bloqueiam BR-277, em Paranaguá

O quilômetro 6 da BR-277, em Paranaguá, no litoral do Paraná, está totalmente bloqueado no sentido das praias, na manhã desta quarta-feira (15), sem previsão de liberação. De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), manifestantes estão no local.  Leia Mais

SPTrans vai alterar trajeto de linhas de ônibus em função de protestos na avenida Paulista

Ao menos 28 linhas de ônibus irão circular, a partir das 14h, com itinerários alternativos por conta de manifestação programada para a avenida Paulista. Segundo a SPTrans, empresa que gerencia o transporte público na capital paulista, os ônibus serão desviados, em especial, para a alameda Santos e a rua São Carlos do Pinhal. De acordo com a SPTrans, não há, até o momento, registro de ocorrências durante a paralisação dos ônibus e manifestações pela cidade, "mas, mesmo assim, foi solicitado reforço policial às autoridades de segurança pública, caso seja necessário ao longo do dia", disse a empresa em nota. Às 10h, 56% da frota programada para circular estava em operação. No início da manhã, a Prefeitura de São Paulo estimava que, a esta hora, o sistema já estaria operando totalmente.

Protestos contra reforma da Previdência acontecem em diversos pontos do RS

Diversas categorias e entidades representativas estão mobilizadas nesta quarta-feira (15) em todo o Estado, em protestos contra a reforma da Previdência. Em Porto Alegre, durante o dia os manifestantes estarão mobilizados em piquetes, realizando paralisações e atos em alguns pontos da cidade. Um grupo realiza uma caminhada na Avenida Mauá, próximo à rua da Conceição, o que causa lentidão no trânsito. Os ônibus e a Trensurb circulam normalmente. Em Caxias do Sul, protestos bloquearam totalmente o trânsito na BR-116. As vias foram liberadas às 8h, mas o trânsito segue com lentidão. Na RS-239, em Sapiranga, no Vale do Sinos, manifestantes que chegaram a interromper o trânsito agora ocupam a lateral da rodovia, na altura do km 26. Já em Passo Fundo, o transporte público não está operando. Leia Mais

Recife: metroviários paralisam atividades e só retornam no período da tarde

Quem chegou ao metrô do Recife às 9h desta quarta-feira (15) encontrou os portões fechados, devido à paralisação da categoria, que adere ao Dia Nacional de Paralisação Contra a Reforma da Previdência. O movimento ocorre em todo o País. Quem quiser utilizar o transporte deverá retornar às 16h, quando os portões serão reabertos nas linhas Centro e Sul. A linha Diesel (VLT) não funcionará hoje. De acordo com Levi Arruda, diretor de comunicação do sindicato dos Metroviários (Sindmetro-PE), a decisão de parar for unânime entre os presentes na assembleia realizada pela associação na estação Recife do metrô na noite dessa terça-feira (14). O expediente é considerado um "ato político" por Levi. A partir desta quinta-feira (16), a circulação de trens deve voltar ao habitual, das 5h às 23h. Leia Mais

SP: bancários também aderem à Mobilização Nacional e param agências

Os bancários participam nesta quarta-feira (15), do Dia Nacional de Paralisação e Mobilização, contra as Reformas da Previdência e Trabalhista. Segundo nota enviada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, não vão funcionar, durante todo o dia, agências localizadas nos principais corredores da capital (regiões com mais concentrações de agências bancárias) e prédios administrativos dos bancos, como na Avenida Paulista, Faria Lima, região central, entre outros locais. A partir das 17h, trabalhadores de todas as categorias se concentram no vão livre do Masp para um grande ato. Leia Mais

SP: integração em estações da CPTM e Metrô só acontecem na Luz e em Santo Amaro

Apenas as linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda e 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) oferecem acesso a linhas do Metrô durante a paralisação desta quarta-feira. A 7 e a 11 fazem conexão, na estação da Luz (centro), com as linhas 1-azul e 4-amarela. Já a 9 com a 5-lilás, na estação Santo Amaro (zona sul).

SP: faixas de ônibus à direita estão liberadas pela manhã

SP: usuários do transporte público reclamam da paralisação

AL: paralisação atinge transporte e educação

Em Alagoas, servidores da Educação paralisaram as atividades por tempo indeterminado em protesto contra a reforma da Previdência. Os motoristas e cobradores de ônibus urbanos de Maceió também decidiram parar, e os coletivos não vão circular das 10h ao meio dia desta quarta-feira (15).

Motoristas de ônibus em paralisação fazem roda de violão

Em São Paulo, motoristas de ônibus em paralisação fizeram uma roda de violão na porta de uma garagem na Cidade Tiradentes, zona leste da capital paulista Leia Mais

Motoristas de ônibus em paralisação fazem roda de violão - Marcus Leoni/Folhapress

Boechat: greve não é nacional, mas do setor público

Curitiba está sem ônibus nesta quarta-feira

Curitiba também amanheceu sem circulação de ônibus nesta quarta (15). De acordo com o Sindimoc (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana), a paralisação que teve início hoje seguirá por tempo indeterminado. Além de protestarem contra a reforma da Previdência, os trabalhadores reivindicam reajustes no salário. A prefeitura da capital paranaense está cadastrando veículos particulares para o transporte de passageiros. Garis e professores das redes municipal e estadual também pararam os serviços no dia de hoje. A paralisação deixou as ruas congestionadas na manhã desta quarta-feira.

Curitiba está sem ônibus nesta quarta-feira - Leonardo Bermúdez/Arquivo pessoal

São Paulo bate recorde de congestionamento no ano pela manhã

A cidade de São Paulo registrou na manhã desta quarta-feira (15) o maior índice de congestionamento do ano. Desde a zero hora de hoje, metroviários e motoristas de ônibus fazem protestos contra a reforma da previdência e trabalhista. Até as 8h50, a capital paulista contabilizava lentidão de 149 km nas vias monitoradas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo). De acordo com o órgão, a média de variação no congestionamento para o mesmo horário fica entre 50km a 84km. Leia Mais

São Paulo bate recorde de congestionamento no ano pela manhã - Uriel Punk/Futura Press/Estadão Conteúdo

Veja os bloqueios de rodovias na cidade de São Paulo

Faixas exclusivas de ônibus estão liberadas para carros

Até as 12h desta quarta-feira (15) as faixas exclusivas de ônibus estarão liberadas para carros, segundo informações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo). Devido aos protestos e a greve de metroviários e motoristas de ônibus, o órgão decidiu suspender o rodízio de veículos durante todo o dia. Vale lembrar que os corredores exclusivos de ônibus não foram liberados para os carros. Apenas táxis, com ou sem passageiro, e ônibus fretado podem utilizá-lo.

SP: confusão no Terminal Itaquera faz usuários discutirem

Há confusão no acesso dos usuários à linha da CPTM no Terminal Itaquera. Várias filas se formaram para passar pela catraca, sem que funcionários orientem a aglomeração. "Está tudo uma bagunça aqui, é constrangedor ficar em uma situação dessas", afirmou a cozinheira Michele Gonçalves, 30, que tentava embarcar à CPTM desde as 8h. Alguns usuários chegaram a iniciar discussões em função da fila

SP: confusão no Terminal Itaquera faz usuários discutirem - Janaina Garcia/UOL

Paralisação deixa 500 mil sem transporte em Sorocaba (SP)

Cerca de 500 mil pessoas estão sem transporte coletivo na manhã desta quarta-feira, 15, em 13 cidades da região de Sorocaba, no interior de São Paulo, em razão de uma greve convocada pelo Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região contra as reformas trabalhista e da Previdência. Em Sorocaba, os terminais de embarque amanheceram vazios, já que os ônibus não saíram das garagens. Leia Mais

MG: bloqueios causam lentidão na rodovia Fernão Dias

A rodovia Fernão Dias registra dois trechos de lentidão em função de protestos. Um deles é na pista sentido São Paulo, do quilômetro 476 ao 482, entre as regiões de Belo Horizonte e Betim (MG). As faixas já estão liberadas. Já no sentido Belo Horizonte, há lentidão do quilômetro 484 ao 482, na região de Betim (MG), devido a veículos incendiados, que bloqueiam a faixa da direita e acostamento.

'Chega uma hora que a gente cansa de trabalhar', diz aposentada

Dalva Jacovanduno, 75, foi uma das poucas clientes que apareceram antes das 8h na quitanda de Irineu Santos Cunha, 33, localizada a poucos metros da estação Marechal do Metrô, que ficou fechada no começo da manhã e voltou a funcionar parcialmente por volta das 6h30. Ele abre a banca todos os dias às 6h e, nesse horário, já deveria ter vendido boa parte de suas frutas. ?Noventa por cento menos movimento. Não tem ninguém na rua?, reclamou. Apesar do prejuízo e contrário, segundo ele, a muitas manifestações realizadas no país, desta vez o comerciante está de acordo. ?Se a pessoa deixar, só eles [políticos] ganham?, disse. A cliente, Dalva, é da mesma opinião. ?Eu já sou aposentada, mas não penso só em mim. Tem meus filhos, meus netos, todas as outras pessoas. Chega uma hora que a gente cansa de trabalhar, puxa vida!?

'Chega uma hora que a gente cansa de trabalhar', diz aposentada - Luciana Quierati/UOL

Aprovada, paralisação de ônibus não tem adesão no Rio de Janeiro

Aprovada na noite desta terça-feira (14) em assembleia do Sintraturb (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro), a paralisação de 24 horas dos rodoviários da capital fluminense não teve adesão até as 8h45 desta quarta (15). De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, até o momento, não houve registros de incidentes no transporte público da cidade. "[A] operação segue normalmente", informou. Após a assembleia, ontem à noite, o Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) afirmou, em nota, que manteria o planejamento para uma operação normal nesta quarta. "As empresas estarão abertas, à espera dos rodoviários, que foram convocados para a continuidade do serviço, devido ao seu caráter essencial para a população", diz o comunicado. Na manhã desta quinta, a reportagem tentou entrar contato por telefone com Sebastião José, presidente do Sintraturb, mas ele não atendeu.

SP: coletivos estão lotados no Terminal Itaquera

No Terminal Itaquera, às 8h40 apenas ônibus e micro-ônibus de cooperativas circulavam. Eles trazem passageiros dos bairros, mas, na estação, os usuários não conseguem baldear para ônibus que os levem a outros terminais. Os veículos que deixam e que saem do terminal estão lotados.

SP: coletivos estão lotados no Terminal Itaquera - Janaina Garcia/UOL

Afetados, usuários do metrô de SP dizem que deveria 'parar tudo'

Para a analista de sistemas Isabel Trajano, 47, que iria do Parque do Carmo à Paulista, apesar do prejuízo no transporte, "entendo o porquê da paralisação". "Não acho viável ter que contribuir 49 anos para poder me aposentar. Querem que eu apresente certidão de óbito para pleitear a aposentadoria?", ironizou. Para o conferente Erik Costa Santos, 24, que seguiria de Itaquera à Barra Funda, na zona oeste, "o trem parado cedo é que causou surpresa". "Porque, se o governo quer tirar conquistas dos trabalhadores, sou a favor de que parem mesmo. Só acho então que tinha que parar tudo", opinou. Leia Mais

Afetados, usuários do metrô de SP dizem que deveria 'parar tudo' - Janaina Garcia/UOL

SP: avenida dos Bandeirantes está bloqueada em função de protesto

A avenida dos Bandeirantes está bloqueada na altura da churrascaria Fogo de Chão no sentido aeroporto de Congonhas. Também há protestos na avenida Chucri Zaidan, também na zona sul de São Paulo, e na rua Alvarenga, nas proximidades do campus da USP.

SP: com pista liberada, Régis Bittencourt ainda sofre reflexo de manifestação

Há lentidão na pista sentido São Paulo da rodovia Régis Bittencourt do km 288 ao km 281, entre as regiões de Itapecerica da Serra e Embu das Artes (SP), devido a reflexo de manifestação. A pista já foi liberada. Na pista sentido Sul (Curitiba), o tráfego segue sem retenção.

'Hoje foi uma conquista enorme', diz presidente de sindicato em SP

Os motoristas e cobradores que aderiram à paralisação na manhã desta quarta-feira (15) já estão retornando aos trabalhos. De acordo com Valdevan Noventa, presidente do sindicato dos motoristas em São Paulo, os ônibus começaram a deixar as garagens às 8h, conforme anunciado. Os condutores estavam parados desde a zero hora de hoje em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista. ?Hoje foi uma conquista enorme. Os trabalhadores realmente aderiram ao movimento por entender que e o pacote de maldade atinge todas as categorias?, afirmou Noventa ao UOL. Um ato está marcado para as 16h desta quarta-feira e, segundo Noventa, muitos motoristas estarão lá. 

Ônibus voltam a circular na capital paulista

Os ônibus do transporte urbano voltaram a circular em São Paulo por volta das 8h desta quarta-feira (15) em dia de greve no transporte público. Os trens do metrô já estavam funcionando parcialmente na região mais central da cidade desde as 6h30. Leia Mais

PE: Grande Recife tem manhã de protestos nesta quarta-feira

Por volta das 7h20, um grupo ateou fogo em pneus e entulhos e bloqueou os dois sentidos da BR-101, nas imediações do viaduto de Jardim São Paulo, na zona oeste do Recife. Também na BR-101, próximo à fábrica da Vitarela, uma manifestação interditou o tráfego de veículos no sentido Litoral Sul. De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), os dois atos já foram encerrados, mas o trânsito está lento. Uma manifestação está prevista para ter início às 9h, na praça Oswaldo Cruz, no bairro da Soledade, na área central do Recife. Leia Mais

BA: protesto bloqueia uma das principais vias de Salvador

Manifestação fecha uma das principais avenidas de Salvador nesta manhã. Centenas de pessoas estão na avenida Antonio Carlos Magalhães e dezenas de ônibus estão estacionados na pista da via. Leia Mais

SP: protestos bloqueiam trechos da Fernão Dias

A pista da rodovia Fernão Dias, no sentido São Paulo, está bloqueada no quilômetro 483, na região de Betim (MG) devido a manifestação. O tráfego está parado do km 479 ao km 483.Na pista sentido Norte (Belo Horizonte), há congestionamento do km 487 ao km 482, na região de Betim, devido a veículos incendiado, que bloqueiam a faixa da direita e acostamento. Fluxo de veículos segue pelas faixas central e da esquerda.

Protestos causam lentidão acima da média em São Paulo

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registra congestionamento acima da média nas principais vias da capital paulista na manhã desta quarta-feira (15). Desde a zero hora, metroviários e motoristas de ônibus paralisaram suas atividades em protesto contra as reformas trabalhistas e da previdência. Devido aos protestos, o rodízio foi liberado. De acordo com o órgão, por volta das 7h50 a cidade contabilizava 135 km de lentidão, 15,5% dos 868 km de vias monitoradas pela companhia. O índice está acima da média superior para o horário, que é de 7,9%. A Marginal Tietê, no sentido Castelo Branco, contabilizava congestionamento de 22,3 km. O eixo Leste-Oeste, no sentido Lapa/Penha, também registrava lentidão, com 14,2 Km. As piores regiões para o tráfego de veículos são as Sul, com 43 km de congestionamento no total, e a Oeste, com 39 km de lentidão.

Protestos causam lentidão acima da média em São Paulo - Hélvio Romero/Estadão Conteúdo

UOL Cursos Online

Todos os cursos