Topo

Como foi feito o voo de hoverboard, atração da comissão da União da Ilha

O engenheiro romeno Alexandru Duru sobrevoa Sapucaí em um skate hoverboard no desfile da União da Ilha - Rudy Trindade/FramePhoto/Folhapress
O engenheiro romeno Alexandru Duru sobrevoa Sapucaí em um skate hoverboard no desfile da União da Ilha
Imagem: Rudy Trindade/FramePhoto/Folhapress

Leonardo Rodrigues e Rafael Lemos

Do UOL, em São Paulo e no Rio

05/03/2019 03h18

A comissão de frente da União da Ilha levantou o público no Carnaval do Rio, fazendo um homem sobrevoar a Marquês de Sapucaí vestido de padre Cícero a 12 metros de altura. O santo em questão é o engenheiro romeno Alexandru Duru, que usou uma invenção própria, um skate hoverboard impulsionado por dez hélices em sua base.

Duru controlou o invento no ar, utilizando uma manete na mão direita enquanto se exibia para os jurados. A apresentação lembrou outros voo famosos feitos no Carnaval carioca, como o do "astronauta" americano trazido pelo carnavalesco Joãozinho Trinta em 2001, no desfile da Grande Rio, que fez quatro voos com uma máquina de propulsão a jato chamada "rocket belt", criada pela Nasa.

Dispersão da União da Ilha - Lucas Landau/UOL - Lucas Landau/UOL
Alexandru Duru sobrevoa Sapucaí
Imagem: Lucas Landau/UOL

"Basicamente, são drones muito potentes. É preciso ter muito cuidado quando você voa em algo assim. É como se você fosse um piloto. Um pequeno erro e você pode colocar as pessoas em risco. Mas, para espetáculos como este, é incrível", explicou ele ao UOL. Ao fim do desfile, o engenheiro de 34 anos ainda fez uma exibição extra para o público das arquibancadas na dispersão.

"Foi o maior projeto que já participamos. Trabalhamos em muitos projetos no Japão e na Arábia Saudita, mas esse é o maior. E a maior dificuldade foi conseguir sair do caminhão. Queria agradecer a União da Ilha. Foi muito desafiador", disse Duru em entrevista à Globo. Em 2015 ele entrou para o Livro dos Recordes ao viajar uma distância de 275,9 metros com o mesmo hoverboard.

Segundo um integrante da União da Ilha, os ensaios para a apresentação do Duru no desfile foram exaustivos. Foram necessárias quatro adaptações no projeto para amenizar a turbulência criada na saída da alegoria. Duru chegou ao Rio na terça, e os testes duraram até as 6h da manhã de ontem em um barracão vazio da escola. "Não paramos um minuto para ter certeza que com segurança ele poderia fazer voo dele com segurança", revelou o integrante da escola.

Rio de Janeiro