Aguirre Talento

Aguirre Talento

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Ex-membros da Lava Jato disputam vaga no TRF-2, e Lula pode rejeitar nomes

Procuradores que integraram a Lava Jato se inscreveram em peso para a votação do Ministério Público Federal com o objetivo de disputar uma vaga de desembargador do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), segunda instância da Justiça Federal sediada no Rio.

Participam da votação, a ser realizada no próximo dia 8, todos os procuradores do Ministério Público Federal pelo Brasil. A votação define uma lista de seis nomes que será encaminhada ao TRF-2. Lá, os desembargadores também fazem uma votação e formam uma lista tríplice. Essa lista é enviada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem cabe fazer a nomeação.

Entretanto, a avaliação de conselheiros jurídicos do presidente ouvidos pela reportagem é que não existe possibilidade de Lula nomear para o posto de desembargador algum nome que atuou na Lava Jato. Caso a lista tríplice venha a ter apenas nomes ligados à operação, o Palácio do Planalto tem a prerrogativa de devolvê-la, o que exigiria nova votação no Ministério Público Federal.

Além do histórico de atritos de Lula com a Lava Jato, há um agravante nesse caso que tornaria ainda mais remota a possibilidade de nomeação. Seu ex-advogado e atual ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Cristiano Zanin foi alvo de uma operação da força-tarefa do Rio por causa de contratos de advocacia com a Fecomércio -a investigação foi anulada pelo STF.

Dos 11 procuradores inscritos, 3 atuaram na força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro e 1 na força-tarefa de São Paulo. No Rio, se candidataram o ex-coordenador da força-tarefa, Eduardo El Hage, e os procuradores Felipe Bogado e Stanley Valeriano. Em São Paulo, é candidatou Paulo Sérgio Ferreira Filho, ex-membro da Lava Jato no estado.

Ainda se inscreveram os procuradores regionais Marylucy Barra, Maurício Rodrigues e Neide Cardoso e os procuradores da República Aldo de Campos Costa, Eduardo Benones, Júlio César Costa e Luciana Fernandes Gadelha.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

82 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Claudio Torres Guimaraes

Todos que atuaram na lava jato deveriam era serem demitidos, foi uma operação que prejudicou muito o Brasil, a Petrobrás e o partido dos trabalhadores. Lula nunca permitirá que esses criminosos virem desembargadores

Denunciar

Luciano Alves Fernandes

Deviam estar na cadeia,  isso sim.

Denunciar

Laercio Muniz da Silva

Se fosse um país justo todos( todos) condenados na lava jato estariam a trás das grades Inclusive o condenado em 3 instâncias  Mas deram um jeitinho 

Denunciar