Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Exército vai apurar conduta de coronel afastado e indicar substituto ao TSE

Ministro da Defesa, General Paulo Sérgio Oliveira, já solicitou que Força escolha um novo militar para a função - Reprodução/TV Câmara
Ministro da Defesa, General Paulo Sérgio Oliveira, já solicitou que Força escolha um novo militar para a função Imagem: Reprodução/TV Câmara

Do UOL, em Brasília

08/08/2022 14h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Exército já está realizando o levantamento de nomes para substituir o coronel do Exército Ricardo Sant'Anna, afastado da equipe das Forças Armadas que atua na Comissão de Fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação por disseminação de notícias falsas.

Segundo apurou a coluna, o coronel também será submetido a um processo administrativo interno para averiguar se houve descumprimento das normas de conduta de militares no uso das redes sociais.

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio, já solicitou que o Exército indique um novo nome e agora os militares estão analisando os possíveis substitutos. A expectativa é que o nome seja divulgado "em breve".

O Exército possui uma portaria com orientações de condutas dos militares nas redes sociais e no processo administrativo o coronel poderá apresentar a sua defesa antes de uma eventual punição.

O ofício do TSE é assinado pelo presidente Edson Fachin e pelo vice-presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, que assumirá a presidência do TSE no próximo dia 16. No documento, os ministros informam a Paulo Sergio o descredenciamento do coronel e solicitam que o ministro indique outro nome, se julgar necessário.

"À vista dos fatos narrados, serve o presente Ofício para comunicar a Vossa Excelência o descredenciamento do Coronel Ricardo Sant'Anna dos trabalhos de fiscalização, a partir desta data, rogando-se a esse Ministério, caso entenda necessária nova designação, que substitua o aludido militar por técnico habilitado para as funções", diz o documento.