Carla Araújo

Carla Araújo

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lula silencia e não vai a eventos após acusações contra filho e ministro

Passadas mais de 24 horas da acusação de violência doméstica feita pela ex-companheira do seu filho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não fez nenhum tipo de manifestação sobre o episódio.

O UOL questionou oficialmente o Palácio do Planalto e não obteve resposta. O Ministério das Mulheres também foi questionado, mas não retornou.

O filho caçula do presidente Lula (PT), Luis Claudio Lula da Silva, 39, foi acusado de violência física, moral e psicológica. A defesa dele nega.

Auxiliares do presidente ouvidos pela coluna evitaram falar no tema e alguns pediram cautela no que classificaram como possível julgamento antecipado. Houve ainda quem disse que não tinha tido conhecimento da acusação.

A ex-mulher de Luis Claudio registrou um boletim de ocorrência ontem na Delegacia da Mulher em São Paulo. Hoje, o pedido de medida protetiva foi aceito pela Justiça de São Paulo. Os relatos da ex-companheira são de violência física, moral e psicológica.

No boletim de ocorrência, consta a informação de que Luis Claudio a teria manipulado para não prestar queixa. "Ser manipulada e ameaçada para não denunciar as agressões, sob a alegação de que o agressor é filho do presidente e que possui influência para se safar das acusações", disse. "Meu pai vai me proteger e você vai sair perdendo, eu vou acabar com sua alma. Vou falar para todos que você é uma insana, ninguém irá acreditar em você", teria dito o filho de Lula, segundo sua ex-companheira.

A defesa de Luis Claudio diz que as alegações são "inverídicas" e "fantasiosas". "Tomamos conhecimento das fantasiosas declarações que teriam sido proferidas, atribuindo ao nosso cliente inverídicas e fantasiosas agressões, cujas mentiras são enquadráveis nos tipos dos delitos de calúnia, injúria e difamação, além de responder por reparação por danos morais, motivos pelos quais serão tomadas as medidas legais pertinentes", diz nota.

Mudanças na agenda

Além de adotar o silêncio, Lula cancelou sua participação em pelo menos dois eventos hoje. Apesar de o compromisso não constar na agenda oficial, Lula era aguardado no evento de aniversário da Polícia Federal, mas acabou não comparecendo.

Continua após a publicidade

Antes, ele já havia deixado de ir à cerimônia de assinatura de contratos de transmissão de energia, no Palácio do Planalto.

A assessoria do presidente afirmou que mudanças na agenda são rotineiras. À noite, Lula participou de uma agenda que estava prevista, mas seguiu sem se manifestar sobre as acusações.

O evento no Planalto teve a participação de Rui Costa, ministro que hoje teve que responder ao presidente sobre uma investigação da Polícia Federal que encontrou indícios ligando o ministro a irregularidades em um contrato de R$ 48 milhões para a compra de respiradores durante a pandemia, conforme revelou o UOL.

O ministro nega irregularidades.

Não tolere violência, saiba como procurar ajuda

O Ligue 190 é o número de emergência indicado para quem estiver presenciando uma situação de agressão. A Polícia Militar poderá agir imediatamente e levar o agressor a uma delegacia.

Continua após a publicidade

Também é possível pedir ajuda e se informar pelo número 180, do governo federal, criado para mulheres que estão passando por situações de violência. A Central de Atendimento à Mulher funciona em todo o país e também no exterior, 24 horas por dia. A ligação é gratuita.

O Ligue 180 recebe denúncias, dá orientação de especialistas e encaminhamento para serviços de proteção e auxílio psicológico. Também é possível acionar esse serviço pelo WhatsApp, no número (61) 99656-5008.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes