Carla Araújo

Carla Araújo

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Militares veem 'mais um erro' em ida de general Cid a acampamento golpista

A passagem do general Mauro Cesar Lourena Cid pelo acampamento instalado em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília, foi vista pela cúpula do Exército como mais um erro do militar.

Generais ouvidos pela coluna afirmam que era evidente que Lourena Cid sabia que estava sendo filmado e que a atitude não era a indicada. A primeira avaliação na caserna é que o vídeo —revelado com exclusividade pelo UOL-- tem potencial de complicar ainda mais a vida do general.

Na semana passada, ele prestou depoimento à PF (Polícia Federal) sobre o caso da suposta venda de joias que foram presente da Arábia Saudita a Jair Bolsonaro quando era presidente. O rosto do general foi identificado pela Polícia Federal no reflexo de uma foto usada para negociar esculturas recebidas como presente oficial.

E se, até agora, o general tinha somente que explicar seu envolvimento no inquérito das joias, a avaliação na caserna é que ele pode vir a responder por suposto envolvimento na trama golpista do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O general Lourena Cid é pai do tenente-coronel Mauro Cid. Conforme reportagem do colunista do UOL Aguirre Talento, ele usou a estrutura do escritório da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em Miami para apoiar articulações golpistas e participar do acampamento contra a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, no fim do ano de 2022.

A cúpula atual do Exército admite o desgaste com o envolvimento de militares nas investigações, diz que são situações negativas, mas faz questão de destacar que o general Cid é da reserva e que trata-se de uma decisão de um 'indivíduo' e não do Exército. Diz que não há muito o que ser feito e reforçam o discurso adotado pelo ministro da Defesa, José Múcio, de que é preciso condenar os culpados e não contaminar a instituição.

Apesar disso, há entre integrantes do Alto Comando quem afirme que é preciso aguardar as conclusões das investigações para evitar julgamentos precipitados. Um general ouvido pela coluna, por exemplo, tentou encontrar uma justificativa para a atitude do colega de patente e afirmou que talvez o general possa ter sido "ingênuo ao caminhar" pelo acampamento.

E o impacto para o Cid 'filho'?

Da mesma forma como não há muito o que possa ser feito pelo Exército em relação às atitudes de Cid pai, a situação do tenente-coronel Mauro Cid também está em "compasso de espera".

Preso novamente por ordem do ministro Alexandre de Moraes, Cid segue no Batalhão do Exército, recebendo salário, mas sem cargo oficial.

Continua após a publicidade

O ex-ajudante de ordens já foi informado que não será promovido neste ano e, conforme apurou a coluna, Cid chegou a ser orientado por alguns militares a tentar antecipar sua aposentadoria via cota compulsória (quando algumas vagas extras acabam sendo abertas para quem ainda não tem as condições para pedir para ir para a reserva).

Cid, porém, não aceitou a "sugestão". A cota compulsória só é aberta uma vez ao ano, normalmente em dezembro. Ou seja, até lá, enquanto aguarda o andamento das investigações, Cid continua militar da ativa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes