Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bolsonaro treina com Carlos a artilharia para debate contra Lula

Do UOL, em Brasília

29/09/2022 20h42Atualizada em 29/09/2022 22h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a tarde desta quinta-feira (29), no Rio de Janeiro, se preparando para sua participação do debate da TV Globo e rodeado de ministros e auxiliares que trabalham na campanha à reeleição.

Segundo apurou a coluna, durante boa parte do dia, foi o 'filho 02', o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), quem aconselhou o pai para os ataques contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Carlos teria municiado o pai, por exemplo, com informações sobre a morte do prefeito Celso Daniel (PT-SP) e sobre o "Foro de São Paulo" —termo conspiratório adotado pela militância de direita e de extrema direita.

Além de Carlos, outros integrantes da chamada ala ideológica estiveram durante o dia com Bolsonaro e reforçaram a ideia de que será fundamental associar Lula à corrupção e usar "toda a artilharia" possível contra o petista.

Outros integrantes da campanha ponderam que Bolsonaro precisa ser propositivo e tentar falar para fora da bolha, ou seja conquistar votos e não falar apenas para os convertidos.

Apesar de diversos conselhos e munição, auxiliares do presidente admitem que ele manterá o seu estilo impulsivo e será dele a decisão de quando e como vai partir para o ataque no debate.

Carlos, que também faz críticas duras contra a TV Globo, chegou ao lado do presidente Bolsonaro para o debate, por volta das 21h15. .

Também acompanham o presidente nesta noite os ministros Fábio Faria (Comunicações) e Ciro Nogueira (Casa Civil), além do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que é coordenador da campanha do pai, e o assessor Fabio Wajngarten.

O marqueteiro contratado pelo PL, Duda Lima, não estará presente. Contratado por Valdemar Costa Neto, Duda Lima não foi aos outros debates, mas também participou de alguns treinamentos com o presidente para a noite de hoje.

  • Assista ao programa de análise dos colunistas do UOL sobre o desempenho dos candidatos no debate da Globo: