Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Múcio e Rui Costa têm reunião de 'alinhamento' com comandantes das Forças

Cerimônia em que Múcio assumiu Ministério da Defesa, na primeira semana do governo Lula - Ministério da Defesa
Cerimônia em que Múcio assumiu Ministério da Defesa, na primeira semana do governo Lula Imagem: Ministério da Defesa

Do UOL, em Brasília

17/01/2023 11h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ministro da Defesa, José Múcio, convidou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica para um almoço nesta terça-feira (17), no Ministério da Defesa.

Segundo apurou a coluna, a ideia dos ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é buscar um "alinhamento" e uma "aproximação" das Forças Armadas com o governo.

Apesar de Lula já ter recebido os comandantes escolhidos por ele - Júlio Cesar de Arruda (Exército), Marcos Olsen (Marinha) e Marcelo Damasceno (FAB) - os encontros de Múcio também teriam a intenção de preparar uma nova reunião do presidente com os militares na semana que vem.

Após os ataques de 8 de janeiro ao Planalto, ao Congresso e ao STF, Lula reclamou da atuação das Forças Armadas, falou em possível conivência e chegou a dizer que teria "perdido a confiança" nos militares.

As declarações foram indigestas para as Forças Armadas, mas a ordem na caserna agora é tentar reconstruir a relação com Lula.

Na semana passada, Múcio também convidou os comandantes para um almoço com a presença do ministro da Justiça, Flávio Dino. A ideia, segundo fontes da Defesa, é que o ministro amplie os esforços para minimizar os ruídos na relação com os militares.

Múcio, que chegou a ser fritado por uma ala do governo que queria que ele deixasse o cargo, também tem buscado manter contato com antecessores de sua pasta como os ex-ministros Raul Jungmann, Fernando Azevedo e Silva e Jaques Wagner.