Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Pacheco quer que Haddad debata regra fiscal com senadores na volta da China

Lula e Rodrigo  Pacheco, presidente do Senado - Reprodução / Flickr Agência Senado
Lula e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Imagem: Reprodução / Flickr Agência Senado

Do Uol, em Brasília

20/03/2023 19h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido


O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou a parlamentares nesta segunda-feira (20) que as discussões do novo marco fiscal devem continuar depois do retorno da viagem do presidente Lula à China, previsto para o dia 1º de abril.

Segundo apurou a coluna, Pacheco se comprometeu a levar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e sua equipe econômica, à reunião de líderes do Senado para que o ministro apresente aos senadores a proposta do novo marco fiscal. As reuniões de líderes costumam acontecer às quintas-feiras.

A expectativa é que a reunião de Haddad com os líderes do Senado aconteça logo após à missão brasileira à China. Pacheco e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), estarão na comitiva a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro Haddad também estará na viagem.

Nesta segunda, Pacheco recebeu Haddad e o secretário-executivo do ministério, Gabriel Galípolo. Também esteve na conversa o senador Jaques Wagner, líder do governo no Senado. Segundo relatos, Pacheco disse que o tema será objeto de um "amplo debate no Parlamento".

Na reunião de hoje, o governo apresentou as linhas gerais do arcabouço da proposta que pretende enviar ao Congresso Nacional sobre o novo marco fiscal.

A coluna apurou também que Pacheco disse ao ministro que a nova âncora fiscal precisa, necessariamente, assegurar que os recursos sejam aplicados em áreas primordiais e que haja responsabilidade no uso do dinheiro público.

Reforma tributária

Pouco antes de se reunir com Haddad, Pacheco também se encontrou com o deputado Aguinaldo Ribeiro, relator na Câmara dos Deputados da reforma tributária e membro do grupo de trabalho criado para discutir a matéria.

Desde o ano passado, o presidente do Senado vem defendendo que o tema precisa ser prioridade do Congresso Nacional, mas que o governo federal também tem a obrigação de encabeçar as discussões, caso deseje que o tema avance nos próximos meses.