Topo

Carlos Madeiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Filha de pescador vira reitora de universidade no Maranhão

Reitora da UEMASUL, a primeira eleita na instituição com sede em Imperatriz - Arquivo pessoal
Reitora da UEMASUL, a primeira eleita na instituição com sede em Imperatriz Imagem: Arquivo pessoal

Colunista do UOL

19/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A posse da professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves como reitora da UEMASUL (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão), na quarta-feira (16), coroa a trajetória de uma mulher que dedica há 32 anos sua vida ao ensino de geografia nos níveis médio e superior.

Filha de um pescador que estudou até a 3ª série do ensino fundamental, Luciléa é professora da instituição desde 1990 —a universidade foi fundada em 2016 após ser desmembrada da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão).

Ela começou como professora substituta de geografia e hoje está no posto máximo de uma universidade pública. A posse viralizou após uma postagem de seu filho, João Paulo, orgulhoso da conquista.

Para chegar ao topo, contou com o apoio dos pais para lidar com uma série de desafios. Luciléa nasceu e viveu até os 10 anos na comunidade da Ilha de Peru, no município de Cururupu, litoral do Maranhão. Dividida entre parte continental e insular, a cidade é uma grande produtora de pescados —em especial, camarão.

"A família do meu pai era de irmãos pescadores. Meu avô também era, mas depois que os seis filhos começaram a pescar, ele virou comerciante. Meu pai vendia esse camarão no Pará", conta Luciléa.

Foi com as viagens que o pai, Antônio Clemente, percebeu que um mundo novo poderia se abrir aos sete filhos. "Ele só estudou até a 3ª série do ensino fundamental, mas nessas viagens teve contato com o mundo da cidade", conta.

Ao ver esse mundo ele decidiu se esforçar para colocar todos os sete filhos pra estudar. Hoje, somos todos formados em universidades federais [com exceção de um irmão, que formou-se em uma estadual]. Ele formou todos sustentados pela pesca e venda do camarão lá da Ilha de Peru.
Luciléa Gonçalves, reitora da UEMASUL

Comunidade da Ilha de Peru, em Cururupu (MA): camarão pescado gera renda - Associação dos Nativos da Praia de Peru - Associação dos Nativos da Praia de Peru
Comunidade da Ilha de Peru, em Cururupu (MA): camarão pescado gera renda
Imagem: Associação dos Nativos da Praia de Peru

O pai de Luciléa faleceu em agosto de 2014. Sua mãe, Laura Ferreira Lopes, de 86 anos, foi morar em São Luís após ficar viúva. "Mas sempre a visitamos", diz.

Peleja para estudar

Estudar na ilha, à época, não era simples. Na comunidade onde morava existia apenas uma escola, que ensinava até a 4ª série do ensino fundamental (hoje 5º ano).

Para dar continuidade aos estudos, era preciso viajar até a sede da cidade, fora da ilha. Foi então que, aos 10 anos, Luciléa e a irmã deixaram a comunidade e mudaram-se para Cururupu.

"Fomos morar na casa de Joana Batista Dias, que era diretora da escola. Meu pai queria uma pessoa responsável. Já para o ensino médio foi preciso ir para São Luís, onde estudei em uma escola no centro histórico. Logo depois passei no vestibular da UFMA e fui cursar geografia", lembra.

Reitora fez seu discurso de posse na quarta-feira - UEMASUL/Divulgação - UEMASUL/Divulgação
Reitora fez seu discurso de posse na quarta-feira
Imagem: UEMASUL/Divulgação

Em 1989 ela se formou na UFMA. No ano seguinte, passou na seleção da UEMA para trabalhar como professora substituta. Desde então, mora em Imperatriz (a 631 km de São Luís).

Além de ensinar nos cursos superiores, também era professora do ensino médio. "Trabalhava 40 horas na universidade e 20 horas na escola. Era manhã, tarde e noite, até que me aposentei do ensino médio em 2020. Fiquei só na universidade, mas já ia me aposentar quando me chamaram para disputar o cargo", conta.

A hoje reitora conta que a escolha de seu nome foi algo que não esperava. "Eu já tinha uma trajetória com administração de cursos, de centros acadêmicos e coordenação de polo. Sempre apostava na universidade pública, mas não esperava ser chamada. Foi uma surpresa", explica.

O convite foi feito pela então vice-reitora Lilian Castelo Branco, que representava um grupo de professores da universidade que queria a candidatura de Lucélia.

"Falaram que, pela trajetória que eu tinha, por ser mulher, seria importante me candidatar. Acho que isso veio a coroar toda uma trajetória na academia. Nunca tive o objetivo de ser reitora, mas fomos e ganhamos a eleição", relata.

Na chapa, além dela, também foi eleita a vice que a chamou para concorrer: Lilian Castelo Branco de Lima.

Posse de Lucélia ocorreu na quarta-feira passada, em Imperatriz (MA) - Diculgação/UEMASUL - Diculgação/UEMASUL
Posse de Lucélia ocorreu na quarta-feira passada, em Imperatriz (MA)
Imagem: Diculgação/UEMASUL

Para mim, foi uma conquista de extrema importância que veio a coroar minha trajetória de trabalho, mostrar a força da mulher dentro da UEMASUL. Desde a fundação, foram duas mulheres reitoras; e eu fui a primeira eleita. Vi como era querida aqui dentro.
Luciléa Gonçalves, reitora da UEMASUL

Por fim, a reitora afirma que tudo que enfrentou valeu a pena. "Hoje é muito mais fácil estudar, houve uma interiorização do ensino superior. A nossa universidade já tem três campi. Em Cururupu já teve curso de formação de professor. Antes as coisas eram muito mais difíceis, a comunicação e o transporte eram precários", finaliza.