Topo

Carlos Madeiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Comissão da Saúde aprova uso do 1º remédio contra a covid pelo SUS

Colunista do UOL

30/03/2022 21h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) aprovou nesta quarta-feira (30) a incorporação do primeiro medicamento para tratar a covid-19 no Brasil. Trata-se do Olumiant (baricitinibe).

O medicamento é indicado para tratar pacientes adultos hospitalizados e que necessitam de oxigênio ou ventilação não invasiva.

O órgão, que faz parte do Ministério da Saúde, já havia concedido parecer preliminar favorável para a incorporação, após realizar uma consulta pública.

Em nota, a Conitec explica que "os pontos favoráveis à incorporação foram os desfechos positivos nos estudos mostrando redução da mortalidade em pacientes hospitalizados, avaliações econômicas e análises de impacto orçamentário".

A aprovação leva em conta que o medicamento "é sustentável para o SUS e que não há outras opções de tratamento disponíveis".

Aprovado em 15 países para uso em casos de covid, estima-se que de 740 mil pacientes em todo o mundo tenham sido tratados com Olumiant.

O remédio é de uso oral e já é usado em mais de 70 países, entre eles o Brasil, para tratamento da artrite e, mais recentemente, para dermatite atópica. Para estes casos, a distribuição no SUS começou em 2020.

Aprovação da Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já havia aprovado, em setembro de 2021, o uso do medicamento para pacientes com covid-19 hospitalizados. Para isso, baseou-se em dois estudos clínicos.

Nos testes, a droga demonstrou uma redução potencial de 38% da mortalidade. O estudo foi feito em EUA, Brasil, México, Argentina, Rússia, Índia, Reino Unido, Espanha, Itália, Alemanha, Japão e Coreia do Sul.

No Brasil, 366 pacientes em 18 centros clínicos participaram do estudo em cinco estados.

Segundo a empresa fabricante, a Eli Lill, o Olumiant se mostrou eficaz na redução de mortalidade em pacientes hospitalizados.

A dose recomendada de Olumiant em pacientes adultos hospitalizados com covid-19 é de um comprimido de 4 mg uma vez ao dia, durante 14 dias ou até a alta hospitalar —o que ocorrer primeiro.

Ainda não há data para que o medicamento seja utilizado no SUS, mas com a aprovação já se sabe que ele vai estar disponível de forma gratuita em hospitais públicos ou conveniados ao SUS.