TRE-SE mantém cassação de candidato por relacionamento com filha de Lula
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Sergipe manteve a cassação do registro de candidatura de Danilo de Lula, que tem um relacionamento amoroso com a filha do presidente Lula.
Ao julgar um recurso de Danilo de Lula, o TRE-SE decidiu nesta terça-feira (1º) que o candidato cassado buscava "o rejulgamento de matéria já regularmente decidida, não sendo esta a via processual adequada". Em 23 de setembro, a corte já havia decidido pela cassação.
Danilo de Lula disse que vai recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele alega que namora com Lurian Lula da Silva. Já a Justiça Eleitoral entendeu que se trata de uma união estável com a filha do presidente, situação que proíbe a candidatura.
Danilo de Lula é o apelido que o candidato escolheu para aparecer na urna. Seu nome é Danilo Dias Sampaio. Filiado ao PT, pediu registro de candidatura para prefeito de Barra dos Coqueiros, cidade de 41 mil habitantes.
No mesmo dia da primeira decisão do TRE-SE que cassou a candidatura, Danilo de Lula publicou vídeo ao lado do presidente.
Danilo, eleito prefeito de Barra dos Coqueiros, vai ter uma parceria com o governo federal para que a gente possa aprimorar todas as políticas de inclusão social que nós temos no Brasil.
Lula, em vídeo de apoio a Danilo de Lula, divulgado em 23 de setembro
Pra quê levar a eleição pro tapetão? Que medo é esse? Logo hoje que saiu o vídeo do presidente Lula me apoiando. Bora pra disputa no voto. Qual é o meu crime? Namorar com a filha do presidente? Isso é crime? Aonde [sic]?
Danilo de Lula, em vídeo publicado em redes sociais em 23 de setembro
Entenda o caso
O pedido de cassação do registro de candidatura de Danilo de Lula foi feito pelo MPE (Ministério Público Eleitoral). O órgão alegou que há uma união estável com a filha de Lula.
Segundo com o artigo 14 da Constituição, "são inelegíveis, na área de jurisdição do titular, o cônjuge e parentes até o segundo grau do Presidente da República, Governador, Prefeito, ou de quem os tenha substituído nos seis meses anteriores à eleição".
A procuradora regional eleitoral Aldirla Albuquerque afirmou que é de conhecimento público que o Danilo de Lula é genro do presidente.
Para provar isso, apresentou reportagens sobre o assunto, além de comentários e postagens onde Danilo é citado como marido da filha de Lula.
"Ele diz: 'Se eu ganhar, vou construir o hospital municipal Dona Lindu, que vem a ser mãe do presidente da República'", diz.
Debate no TRE-SE
Em 23 de setembro, o TRE-SE decidiu pela cassação do registro da candidatura.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberO relator do caso, Breno Bergson Santos, afirmou que não há provas de união estável e que as postagens nas redes sociais indicam apenas um "namoro qualificado".
Na contramão, a juíza Dauquíria de Melo Ferreira, entendeu que as postagens nas redes sociais e as notícias mostram um relacionamento que vai além de um namoro.
A juíza foi acompanhada por outros três juízes. O placar da votação ficou em 4 a 2 pela negativa ao registro da candidatura.
Deixe seu comentário