TRE vê união estável e barra candidatura de genro de Lula em Sergipe
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Sergipe negou, nesta segunda-feira (23), o registro de candidatura de Danilo Dias Sampaio Segundo, que tem relacionamento com Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele era candidato a prefeito de Barra dos Coqueiros pelo PT. Ainda cabe recurso da decisão no TSE.
A decisão da corte sergipana altera a sentença da 2ª Zona Eleitoral de Barra dos Coqueiros, que havia rejeitado a ação de impugnação ao genro do presidente, conhecido como Danilo de Lula. O pedido foi feito pelo MPE (Ministério Pública Eleitoral). O debate jurídico foi para definir se a relação era namoro ou união estável (que o tornaria inelegível).
O MPE alega que, de acordo com o artigo 14 da Constituição, "são inelegíveis, na área de jurisdição do titular, o cônjuge e parentes até o segundo grau do Presidente da República, Governador, Prefeito, ou de quem os tenha substituído nos seis meses anteriores à eleição".
O órgão alega que há a existência de união estável. Em sua defesa, Danilo diz que apenas namora com a filha do presidente, e diz que isso "não é crime".
Danilo publicou hoje vídeo de Lula pedindo votos para seu genro. "Danilo, eleito prefeito de Barra de Coqueiros, vai ter uma parceria comigo no governo federal para que a gente possa aprimorar todas as políticas de inclusão social que nós temos no Brasil", disse o presidente.
"Namoro qualificado"
Na sua sustentação, a procuradora regional eleitoral Aldirla Albuquerque alegou que é de conhecimento público que o candidato é genro do presidente. Para provar isso, apresentou reportagens sobre o assunto, além de comentários e postagens onde ele é citado como marido da filha de Lula.
"Ele diz: 'Se eu ganhar, vou construir o hospital municipal Dona Lindu, que vem a ser mão do presidente da República'", diz.
O caso gerou um debate entre os juízes. O relator do caso, Breno Bergson Santos, afirmou que não há provas de união estável e que as postagens nas redes sociais indicam apenas um "namoro qualificado".
Na contramão, a juíza Dauquíria de Melo Ferreira, entendeu que as postagens nas redes sociais e as notícias mostram um relacionamento que vai além de um namoro e caracterizam um relacionamento mais estável. Ela foi acompanhada por outros três juízes, e a votação ficou em 4 a 2 pela negativa à candidatura.
Em vídeo publicado na sua conta e de sua companheira, ele reclamou dos opositores e sugeriu que eles "tentem ganhar de mim no voto". O recurso no TRE, ressalte-se, foi do MPE.
Eu pergunto a vocês, pra que levar a eleição pro tapetão? Que medo é esse? Logo hoje que saiu o vídeo do presidente Lula me apoiando. Bora pra disputa no voto. Qual é o meu crime? Namorar com a filha do presidente? Isso é crime? Aonde [sic]?
Danilo de Lula
Em outro vídeo, Lurian explica que veio morar em 2019 e afirma que tem uma "relação muito próxima" com o pai. "Estar na política foi uma forma que encontrei para ficar muito mais ativamente na vida dele.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receber
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.