Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
As mulheres que Lula pode escolher para a PGR e para o STF
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm defendido que mais mulheres sejam nomeadas para cargos jurídicos —em especial, para vagas no STF (Supremo Tribunal Federal) e para o comando da PGR (Procuradoria-Geral da República). Dois nomes têm despontado dessas conversas.
Um deles é o de Deborah Duprat. A ideia é que ela comande a PGR a partir de setembro, quando termina o mandato de Augusto Aras. Subprocuradora-geral da República aposentada, Duprat tem longa trajetória na defesa dos Direitos Humanos.
A procuradora se aposentou em 2020 e, juridicamente, há brechas para ela reverter o ato. Procurada pela coluna, Duprat afirmou que não foi sondada para o cargo, mas se sente honrada pela lembrança.
Aliados de Lula também defendem que uma mulher substitua Rosa Weber, que se aposentará em outubro, quando completa 75 anos. Entre as cotadas para a vaga ganhou força a advogada e doutora Carol Proner, que também se dedica aos Direitos Humanos.
A advogada e doutora Gabriela Araújo é outra que tem sido mencionada no entorno do presidente. Ela é especializada em Justiça Constitucional e Tutela de Direitos Fundamentais.
As duas advogadas integram o Prerrogativas, grupo de juristas que apoiou a candidatura de Lula.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.