Topo

Chico Alves

Presidente do Banco do Brasil vai ser convocado à CPMI das Fake News

Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil - Adriano Machado/Reuters
Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil Imagem: Adriano Machado/Reuters

Colunista do UOL

23/05/2020 14h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, será convocado a prestar esclarecimentos à CPMI das Fake News por manter patrocínio ao site Jornal da Cidade On Line. Depois de denunciada na conta do Twitter "Sleeping Giants Brasil" como disseminadora de notícias falsas, a página perdeu varios anunciantes da iniciativa privada. O Banco do Brasil chegou a suspender a propaganda mas, depois do protesto de Carlos Bolsonaro, voltou atrás.

A convocação será feita pelo deputado Delegado Waldir (PSL-GO). "Vamos cobrar responsabilidade do presidente do BB. Ele está dobrando os joelhos para o filho do presidente, Carlos Bolsonaro, e seu gabinete do ódio ".

O parlamentar diz que a decisão do banco é inadmissivel, já que empresas privadas como Dell, O Boticário, Submarino e Telecine cancelaram os anúncios no Jornal da Cidade On Line. "O próprio governo usa o dinheiro público para fazer ataques pessoais e arrebentar a honra de autoridades?", questiona.

Waldir propõe também fiscalização nos sites que receberam verbas da Secom para saber quais deles propagam fake news. A próxima reunião da CPMI não tem data para ocorrer, já que os trabalhos estão suspensos por causa da pandemia de covid-19.