Topo

Chico Alves

"Bolsonaro não usar nossa camisa é uma honra", diz ativista corintiano

Emerson Márcio, manifestante da Gaviões da Fiel - Annelize Tozetto / Divulgação
Emerson Márcio, manifestante da Gaviões da Fiel Imagem: Annelize Tozetto / Divulgação

Colunista do UOL

18/07/2020 12h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O fato de o presidente Jair Bolsonaro, em sua live de quinta-feira, ter vestido várias camisas de clubes brasileiros, menos a do Corinthians, foi comemorado por Emerson Marcio Vitalino, o Emerson Osasco, diretor da Gaviões da Fiel e integrante do movimento Democracia Corintiana.

Foi Emerson que em uma das primeiras manifestações de torcedores na avenida Paulista, em junho, ficou conhecido em todo país ao fazer discurso antirracista em meio a um grupo direitista de apoio ao governo.

"Pra nós, ele não usar nossa camisa é uma honra", diz o ativista. "E não vai se sentir bem, porque é uma camiseta de um clube formado por operários. A grande maioria da torcida é negra e periférica, isso não faz parte do mundo dele. Pelo contrário, tem repulsa do povo".

Emerson acha que não é a camisa que incomoda Bolsonaro, mas a história do clube que luta pelos menos favorecidos. Ele critica o fato de o movimento das torcidas antifascistas ter sido chamado de terrorista pelo presidente.

"Terrorismo é o que ele faz no governo. Com mais de 70 mil pessoas mortas pela covid-19 ter coragem de postar uma foto assistindo um jogo e dando risada é coisa de um cara totalmente desequilibrado", afirma.

Segundo Emerson, o movimento de torcidas antifascistas diminuiu de ritmo porque a avaliação é que o objetivo foi cumprido. "Mas se acharmos que há algum risco para a democracia, voltaremos para a rua de novo", diz.