Topo

Chico Alves

Freixo pedirá afastamento de Mendonça por se recusar a mandar dossiê ao STF

Retrato do deputado Marcelo Freixo. - Ricardo Borges/UOL
Retrato do deputado Marcelo Freixo. Imagem: Ricardo Borges/UOL

Colunista do UOL

06/08/2020 19h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) disse que vai pedir o afastamento do ministro André Mendonça do cargo por ele ter-se recusado a enviar ao Supremo Tribunal Federal o dossiê produzido contra policiais antifascistas. "É crime de responsabilidade", diz Freixo. "É fundamental que ele esclareça o que está nesse relatório".

A determinação de encaminhar ao STF o dossiê de inteligência sobre 579 policiais antifascistas e quatro professores universitários foi feita pela ministra Cármem Lúcia. Hoje, o ministro Mendonça informou que não enviará o documento, alegando que é preciso preservar o sigilo das informações.

A existência do dossiê foi revelada pelo jornalista Rubens Valente, do UOL.

"A gente espera que o governo investigue os fascistas, não os antifascistas. A não ser que esteja se reconhecendo como fascista, e aí seria réu confesso", afirma Freixo.

Para ele, é fundamental saber os nomes que estão no dossiê e que tipo de investigação ilegal foi feita. "O ministro tem que prestar esclarecimento. Estamos avaliando o melhor caminho para pedir o afastamento", explica. O deputado pretende encaminhar a questão ao STF, mas vai falar com outros parlamentares para decidir.