Erundina causa discussão ao citar fisiologismo no PSOL por apoio a Baleia
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Um dos nomes mais respeitados do PSOL, candidata derrotada a vice-prefeita de São Paulo na chapa de Guilherme Boulos, na última eleição, a deputada Luiza Erundina fez hoje uma postagem no Twitter para reclamar da tentativa de alguns correligionários de apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara.
"É lamentável que o PSOL negocie suas convicções e compromissos políticos históricos ao aderir ao fisiologismo e à barganha por cargos na Mesa da Câmara. Essa é uma prática dos partidos de direita com a qual eu não compactuo", escreveu Erundina.
O PSOL já lançou a candidatura de Erundina à presidência da Casa — na verdade, um gesto simbólico, com chances quase nulas de vingar. Agora, a proposta de alguns integrantes é manter a deputada na disputa, mas desde já apoiar o emedebista.
A crítica pública de Erundina gerou polêmica entre os psolistas no Twitter.
"Lamentável esse tuíte", reclamou a deputada Fernanda Melchiona (PSOL-RS). " Mesmo que sua posição tenha vencido e o PSOL tenha lançado seu nome, isso não lhe autorizada a atacar o PSOL".
Juliano Medeiros, presidente da legenda, garantiu que tudo continua como antes. "Posso assegurar que nosso único compromisso nessa eleição da Câmara dos Deputados é com a plataforma representada e defendida por você. Quem negociar fora das instâncias do partido, o faz em nome próprio, não do PSOL. Estamos com você! ", disse Medeiros.
A deputada Sâmia Bonfim discordou educadamente. "Respeito a Erundina. Mas ela erra em tornar uma divergência tática numa acusação grave ao partido", escreveu nas redes sociais. "Já questionei quem está negociando e quais são os cargos. Não obtive resposta. Nem obterei, pois a posição divergente é fruto de análise política, não de fisiologismo ".
Vários outros parlamentares psolistas e simpatizantes do partido se envolveram na discussão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.