Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Eduardo Paes ironiza rejeição da África do Sul a Marcelo Crivella

Eduardo Paes e Marcelo Crivella - Reprodução; Fábio Motta/Estadão
Eduardo Paes e Marcelo Crivella Imagem: Reprodução; Fábio Motta/Estadão

Colunista do UOL

29/11/2021 11h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), fez uma postagem no Twitter na manhã de hoje para ironizar a rejeição do governo da África do Sul à indicação de Marcelo Crivella para o cargo de embaixador do Brasil naquele país. O governo brasileiro foi obrigado a retirar a indicação.

"Oh! Não! Maldade com o Rio! Oh! No! meanness to Rio (English) awu! hhayi ! ukuhlukunyezwa eRio (Zulu) o! nie! gemeen na Rio (Africaner)", escreveu Paes, dando a entender que o fato de Crivella, seu antecessor na prefeitura, permanecer no Rio seria uma maldade com os cariocas.

O presidente Jair Bolsonaro fez a indicação há seis meses, mas o governo sul-africano não respondeu, o que equivale a desaprovação.

Pesou o fato de Crivella ser bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, que tem enfrentado denúncias graves em países africanos como Angola e Moçambique, onde a ramificação neopentecostal é acusada de lavagem de dinheiro.