Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Influenciadora da esquerda, Rita von Hunty reprova voto em Lula no 1º turno
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A drag queen Rita von Hunty, personagem do professor, ator e youtuber Guilherme Terreri Lima Pereira, com mais de um milhão de seguidores em seu canal, fez ontem duras críticas ao discurso de lançamento da pré-candidatura de Lula a presidente. Segundo Rita, que em seus vídeos aborda política, cultura e outros temas sob a ótica da esquerda, a fala do petista, feita no sábado, teve "tom de reconciliação com os golpistas responsáveis pela desgraça que hoje acomete os trabalhadores e povos pobres do Brasil".
A crítica foi publicada nos Stories do Instagram em um texto extenso, no qual, depois de muitas observações contrárias ao discurso de Lula, ela sugeria outra opção na fase inicial da votação. "Este momento nos compele a um voto radical no primeiro turno", escreveu. A youtuber cita apoio a candidaturas do PCB e da Unidade Popular.
Rita von Hunty usou texto de Guilherme Costa, publicado no site "Esquerda Diário" para lamentar a omissão sobre temas caros à esquerda por parte de Lula: "Chamou a atenção pelo que não falou, como os militares, os milicianos, o STF, o Congresso ou mesmo as reformas neoliberais que Temer e Bolsonaro aplicaram nos últimos anos. Nenhuma linha sobre o teto de gastos, sobre a reforma da previdência, a lei da terceirização irrestrita? nadica de nada? Nada sobre a violência policial. Nada sobre a concentração obscena de terras nas mãos do agronegócio. Nada sobre a violência no campo. Nada de nada".
O texto da youtuber recebeu grande número de críticas nas redes sociais. A maior parte dos comentários chamava a atenção para o momento delicado que a democracia vive no Brasil, sob a ameaça de continuação do atual governo, e que, por isso, o principal objetivo da esquerda deve ser derrotar Jair Bolsonaro nas urnas o mais rápido possível.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.