Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Plateia grita 'Fora Bolsonaro' ao fim de ópera no Theatro Municipal do Rio

Colunista do UOL

18/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando terminou a ópera Don Giovanni, apresentada no Theatro Municipal do Rio na noite de sábado (16), a plateia aplaudiu efusivamente os artistas. Após o aplauso, seguiram-se gritos. Era o público manifestando a insatisfação com o presidente da República: "Fora Bolsonaro!".

Protestos desse tipo, que têm marcado espetáculos de vários gêneros musicais, recentemente passaram a ser notados também no Municipal.

A obra encenada no sábado, composta por Mozart em 1787, conta a história de Don Juan. O protagonista usa seu poder de sedução para conquistar e se aproveitar das mulheres, sem mostrar o menor escrúpulo. Don Juan teve fim trágico.

Em sintonia com o tema da ópera, que trata do desrespeito às mulheres, o diretor da encenação encerrou o espetáculo apresentando projeção com os números de crimes de feminicidio no Brasil.

Depois disso, os protestos contra o presidente Jair Bolsonaro ecoaram no teatro, desde a plateia aos camarotes.