Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fotos de Lula com Kirchner em Buenos Aires provocam Bolsonaro: "Nervoso"

Cartaz com Lula e Nestor Kirchner em Buenos Aires, provocando Bolsonaro - Divulgação
Cartaz com Lula e Nestor Kirchner em Buenos Aires, provocando Bolsonaro Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

29/09/2022 15h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desde a noite de domingo (25), quem circula pelas ruas de Buenos Aires, capital argentina, pode avistar um dos 900 displays com uma foto em que aparecem cochichando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner, que presidiu a Argentina entre 2003 e 2007 e que faleceu em 2010. Na imagem, o petista aparece sorridente, ouvindo Kirchner dizer-lhe ao ouvido: "Bolsonaro está nervoso!!!".

A peça faz uma obvia alusão à possibilidade de Lula vencer a eleição presidencial do Brasil. A instalação do display foi uma iniciativa do grupo Equipos de Difusión, que há 50 anos faz intervenções de comunicação política em locais públicos de Buenos Aires.

O autor da ideia é Enrique (Pepe) Albistur, empresário dono de uma empresa de publicidade exterior, a VIA Pública, e presidente do Grupo al Sur S.A , uma das maiores empresas argentinas do ramo. Aos 75 anos, paralelamente a sua atuação empresarial ele não abandona a ação política. Pepe comandou a Secretaria de Meios de Comunicação por quatro anos com Kirchner e dois anos com Cristina, a viúva e ex-presidente.

"Eu sou militante do peronismo a vida toda e um dos 'sócios fundadores' do kirchnerismo", disse ele à coluna.

Pepe explica que quando viu a foto de Kirchner falando ao ouvido de Lula tentou imaginar o que estariam falando. "Me ocorreu que ele diria que Bolsonaro está nervoso, arrastando os 's', como quando perguntou ao diário mais importante da Argentina: o que há com você, Clarin, está 'nervosho'?", diz ele. Para imitar a pronúncia do ex-presidente argentino, a palavra "nervioso" é escrita com um h, "nerviosho".

"Esse cartaz representa o sentimento da grande maioria do povo argentino de que Lula vença e a racionalidade volte ao Brasil e a seu povo, que tanto necessitam dela", afirma.

Envolvido em política desde os 15 anos, Pepe explica como consegue manter a militância política ao lado da ativida de empresário, inclusive custeando ações como a instalação dos displays com a foto de Lula e Kirchner.

"Tem gente que gasta seu dinheiro com álcool, mulheres, jogo e drogas. Eu gasto em campanhas e cartazes, que é mais saudável", brinca. "Sem descartar um ou outro vício, claro".