Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Hackers apagam canal do YouTube de Eduardo Moreira, crítico de Bolsonaro

Eduardo Moreira - Reprodução de vídeo
Eduardo Moreira Imagem: Reprodução de vídeo

Colunista do UOL

21/11/2022 21h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Conhecido pelas críticas ao sistema financeiro e pelo noticiário que mantém com comentários bastante agudos contra o governo de Jair Bolsonaro, o canal do ex-banqueiro Eduardo Moreira no YouTube foi invadido na tarde de hoje. Os cerca de 3 mil vídeos da plataforma foram apagados. O canal tem quase um milhão de seguidores.

Segundo Moreira, desde que seu nome apareceu na lista de detratores produzida em dezembro de 2020 pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ele passou a receber tentativas de ataques aos seus perfis nas redes sociais. A relação foi feita na pasta de Guedes com os nomes de seus principais críticos. Chegaram a tirar o conteúdo do ar, mas foi restabelecido logo depois.

"Após as eleições voltaram a fazer tentativas de invasão e hoje conseguiram", explicou ele à coluna. "Ao que tudo indica, são pessoas incomodadas com o conteúdo que produzo, que é bastante crítico ao bolsonarismo".

Moreira diz que não tem como deixar de relacionar as milícias digitais bolsonaristas à invasão que derrubou seu canal no YouTube. "Não tem como ser coincidência os ataques aumentarem exatamente nos momentos de maior temperatura politica", afirma.

Os hackers mudaram a senha e login do canal, antes de apagarem os vídeos com noticiário que Moreira conduz de segunda sexta, palestras com críticas ao sistema financeiro e entrevistas.

A coluna procurou o YouTube para saber quais providências foram tomadas a fim de restabelecer o canal. A resposta foi de que o caso do canal de Eduardo Moreira está em análise interna e assim que houver mais informações serão repassadas.

Eduardo Moreira ficou conhecido nacionalmente por mudar radicalmente seu caminho profissional, ao deixar de ser banqueiro para se transformar em crítico ferrenho do sistema financeiro. Suas ideias, expostas em cursos online ou em palestras, têm grande audiência.

É fundador do Instituto Conhecimento Liberta, que oferta centenas de cursos a preços baixos ou gratuitos, e do ICL Notícias, um jornal que apresenta de segunda a sexta em seu canal do YouTube.