Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Estudo: Deputados católicos serão o triplo dos evangélicos na Câmara

Plenário da Câmara dos Deputados.  - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados. Imagem: Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Colunista do UOL

20/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Apesar da inédita disputa pelo apoio de lideranças evangélicas e pela conquista do voto evangélico que se viu na última campanha eleitoral, a maior parte dos deputados que estarão na próxima legislatura da Câmara dos Deputados será formada por católicos. A constatação é do estudo Religião e Poder, que teve a participação de Magali Cunha, doutora em Ciências da Comunicação e integrante do Instituto de Estudos da Religião (ISER). A partir do próximo ano, a proporção será de três deputados católicos para um evangélico.

Dos 513 integrantes da Câmara, 404 tiveram sua identidade religiosa revelada no levantamento. São distribuídos da seguinte forma:

-- Católicos 44,4% (228)
-- Não identificados 21,2% (109)
-- Cristãos 16,2% (83%)
-- Evangélicos 14,6 (75)
-- Sem religião 2,3% (12)
-- religião afro 0,6% (3)
-- Espírita 0,4% (2)
-- Espiritualidade indígena 0,2% (1)

A coordenadora do estudo reconhece que a presença evangélica na Câmara é significativa, mas está abaixo do que a Frente Parlamentar Evangélica projetou. "Eles planejaram chegar a 150 deputados, mas os evangélicos declarados que acabaram eleitos são 75", contabiliza Magali. "Se somados aos que se identificam genericamente como cristãos, mas de tendência evangélica, o número chega a 96, que é igual ao que tinham antes".

A conclusão, segundo a pesquisadora, é que os bispos e pastores não têm o poder eleitoral que pensavam ter e que propagam ter. Para Magali, um dos fatores que colaboram para isso é a cobertura da mídia, com uma espécie de obsessão quanto aos pentecostais e neopentecostais, que acaba escondendo os evangélicos históricos, como os presbiterianos, batistas e luteranos. Outro item é o uso massivo das redes sociais - inclusive com influenciadores - e dos próprios meios de comunicação, como emissoras de TV e rádio.

Os católicos são maioria no Brasil, mas politicamente muitas vezes por opção ficam na sombra dos evangélicos. "Também são conservadores. Há uma aliança católica com o bolsonarismo, tanto que Bolsonaro nunca deixou de se declarar católico", recorda. "Interessante observar qual será o papel dos católicos no Brasil pós-Bolsonaro".